terça-feira, 21 de junho de 2011

Meio Ambiente

Centro Educacional Roberto Machado
Projeto Meio Ambiente



Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece. Devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Desta forma, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos, possibilitando aos alunos uma nova relação com o meio ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.


Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. Crianças e adolescentes estão cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende da atitudes individuais e de políticas públicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos do mundo em que vivemos.

Nessa perspectiva, o CE Roberto Machado elaborou o projeto “ Meio Ambiente”, para despertar uma consciência ecológica que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade. O projeto foi trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todos os alunos e professores da escola. Com o desenvolvimento deste projeto, além de despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da sua preservação, aprendemos também a importância de certos valores como solidariedade, companheirismo, responsabilidade e respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas.

Pedagoga: Eliane Léa Vicente Testoni


Abaixo vídeo apresentado na Mostra de Meio Ambiente na Escola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário