quinta-feira, 28 de julho de 2011

Alunos falam sobre Bullying

BULLYING, BRINCADEIRA SEM GRAÇA!!!


Desde 2010 a Equipe do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar – NAM da Escola Modelo Arvino Walter Gaertner e do CEPLAS, trabalham interdisciplinarmente sobre as questões problemáticas e de como prevenir o Bullying nas Escolas.

Os alunos participam ativamente como multiplicadores do projeto, participando de atividades promotoras da prevenção.

Com isso, alguns alunos escreveram o que pensam sobre Bullying. Conheça alguns deles:

BULLYING
- Evitar as brigas;
- Ser amigo;
- Não chamar palavrões;
- Não colocar apelidos;
- Não ameaçar as pessoas;
- Respeitar os amigos;
- Não rir dos colegas.

Leonardo Victor Machado
1º ano A

ESCOLA SEM VIOLÊNCIA


Está muito comum vermos alunos brigando no pátio da escola e nas salas de aula por falta de conversa, respeito ao outro, falta de educação e falta de cooperação.

As pessoas costumam resolver os problemas sem pensar nas suas atitudes e nas consequências do que poderá acontecer.

Isso acontece porque as pessoas de hoje estão usando a violência para resolver os problemas. E os problemas aumentam porque as crianças muitas vezes vêem seus pais brigando, e na escola fazem o mesmo.

Sendo assim, um pequeno problema que poderia ser resolvido pacificamente torna-se ainda maior.

Para mudar essas situações na escola é preciso aprendermos a ser mais solidários, generosos, respeitarmos as diferenças, sermos cooperativos e dialogarmos para resolver nossos problemas.

Se for necessário, pedir a ajuda de um adulto se precisar resolver algo que você não consegue resolver sozinho.

Desta forma poderemos acabar com a violência em nossa escola.

Leandro Semiano
5º ano A


BULLYING

Vamos melhorar a nossa escola não praticando mais bullying. Não resolveu colocar denúncias na boca do sapo? Não resolveu conversar com os agressores? Não resolveu psicólogos, professores, pedagogos, diretores e até mesmo pais de alunos conversarem sobre bullying?

Então a medida certa é ser bem radical, vamos nos unir e criar uma paródia contra o bullying ou uma música legal sempre antes de começas as aulas, quem sabe isso não irá incutir nesses agressores que pensam que tem o coração de “pedra”.

Mas com certeza Deus está olhando por esses agressores e ouvindo as músicas, vai amolecer o seu coração e vai dar paz às vítimas sofridas dessa escola. E com certeza vai ser uma escola melhor para se conviver e estudar.

Senhor! Que o coração de “pedra” se transforme em um coração de amor, de bênçãos para ajudar a cada um desse planeta, chamado Terra. 
Edinei Fernandes de Oliveira
4º ano A

BULLYING: ESTOU FORA

O bullying pode estar presente em qualquer lugar, na escola, no trabalho, na rua ou em casa.

Para que não aconteça o bullying é preciso que as pessoas ou grupos respeitem o próximo, e quando houver alguma atitude errada por parte de um colega, não ir fazendo ameaças, e sim procurar o professor, diretor, pedagogo, e se não for resolvido pedir ajuda aos pais.

Para que não aconteça o bullying na nossa escola é preciso respeitar os colegas, ajudando no que for preciso, ser amigo e lutar para acabar o bullying.

Bruno de Andrade Bernardes
3º ano B


BULLYING

As brigas na escola acontecem porque não tem respeito. Para isso não acontecer eu devo respeitar e as outras pessoas devem me respeitar.

Os alunos do 1º ano B já sabem o que é respeito, nós já temos um lema:

Eu acordo respeitando.
Durmo respeitando.
Vou para a escola respeitando.
Vou dormir respeitando.
Respeito o tempo inteiro.

Caue Gilherme Caldas
1º ano B


BULLYING NA ESCOLA


Ainda vemos pessoas agredindo outras de forma violenta em nossa escola porque não se respeitam, não resolvem conversando.

Para mudar essa situação é necessário que as pessoas parem e pensem nas consequências dos seus atos. Que procurem resolver suas diferenças conversando até chegar num acordo.

Somente conversando as pessoas podem resolver seus problemas de forma adequada, com tranquilidade, sem agressões verbais e físicas.

Quando não conseguimos resolver conversando, devemos pedir ajuda dos adultos.

Devemos ser educados, pedir desculpas e tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.

Dessa forma podemos acabar com o bullying na escola.

Pablo Ricardo Ramos Mendes
5º ano B

BULLYING

Para não dar briga tem que conversar com o amigo, não bater, não empurrar, não inticar, nem puxar os cabelos.

Não pegar o material do amigo sem pedir, se o amigo disser não, aceitar a resposta.

Não dar beliscão, chute, soco.

Poderíamos na hora do recreio ou ao meio dia fazer: brincar de carrinho, ovo choco, de bonecos e bonecas, memória, quebra-cabeça, jogo com dados, baralho, xadrez, uno, dominó, bolinha de gude, assistir filmes, karaokê, ouvir músicas.
 Marlon Andrade Ribeiro
2º ano D


CAMINHOS A PERCORRER

No ano de 2010 começou o projeto do bullying na escola.

Foram nomeados os protetores para todas as turmas. Os protetores devem separar as brigas. Três ocorrências de bullying é anotado e vai para a boca do sapo.

Percebemos que diminuiu o bullying na escola. Aprendemos a ajudar as pessoas, respeitar a todos, não falar palavrões, não apelidar e não agredir.

Nós gostamos da Mariane porque ela confiou em nós, acreditou no bullying e em nós.

Nayara Bastos de Almeida Paul
2º ano C


BULLYING

Que tristeza, estamos no meio do ano e ainda se vê gente praticando o bullying. Melhor se não existisse, mas, como existe, a melhor maneira ainda é denunciar o agressor e não se deixar levar pelas maldades.

Acho que se cada aluno educado da escola não cometesse nenhum bullying deveria ser premiado no final do ano, ou com um dez na matéria que mais necessita ou com um prêmio. Seria um incentivo para que ninguém mais saísse machucado e seríamos todos felizes.

Diego dos Santos
4º ano B


BRINCAR, NÃO HUMILHAR

No ano em que começou na escola a se trabalhar o bullying, percebemos que havia muito bullying na nossa escola.

Hoje em dia melhorou as atitudes de alguns alunos. Já não há a ocorrência de tantas brigas, ameaças, violências físicas, xingamentos e apelidos.

Psicóloga Mariane, obrigada por ter feito este projeto que ajudou a todos nós a melhorar nossas atitudes.

Guilherme Ferreira de Souza
2º ano A

BULLYING

Para acabar com as brigas na escola poderíamos ter vários tipos de jogos: xadrez, dominó, baralho, jogo da velha, trilha, dama, memória.

Fazer brinquedos, montar quebra-cabeça, fazer desenhos, ping pong, vôlei, futebol, corda, bambolê, basquete, balanço, escorregador, casinha de boneca, gangorra, sessões de filmes educativos.

Precisamos conversar quando nos acontece algo e não partir para briga, ouvir os amigos, professores, pedagogos, diretora. Precisamos respeitar, pedir desculpas, obrigado, com licença, por favor.

Thainara Martins Ramos
2º ano B


BULLYING

Na nossa escola a gente estuda muito sobre o bullying. A Mariane e a Gabriela passam vídeos e conversam com a gente sobre isso. Até foram escolhidos protetores da nossa turma que é a Danúbia e o Kauê. Eles marcam e conversam com a gente sobre isso.

Também temos uma caixa com a forma do sapo, que serve para colocar bilhetes quando alguém faz bullying.

Pra nós, sempre tem briga na escola, ninguém tem paciência com o amigo, bate, empurra na fila, às vezes até machuca. Para alguns, isso parece bom.

Tem amigos que colocam apelidos na gente, chamam de burro, baleia, quatro-olho, nem se importam se o amigo fica chateado ou não.

Para mudar tudo isso seria bom se as pessoas respeitassem, e uma aceitar a outra como ela é, pois somos assim porque Deus nos fez assim.

Temos que lembrar que conversar é a melhor maneira de resolver as coisas. Pois o que não quero que faça para mim não pode fazer para os outros.

Édio Xavier Junior
3º ano A






Nenhum comentário:

Postar um comentário