quinta-feira, 21 de julho de 2011

Formação

RECESSO ESCOLAR

Conforme estabelece o calendário escolar 2011, desde o dia 18 de julho alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul estão em recesso escolar, retornando no dia 01 de agosto.

E contemplando o Programa Educação Infantil 12 Meses, os Centros de Educação Infantil não terão recesso atendendo normalmente os alunos.


PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA


Durante os dias 18, 19 e 20 de julho, datas que integram o período de recesso escolar, os professores participaram de uma formação continuada sendo divididos por área de atuação.

Dentro da proposta de Educação Empreendedora, equipe de gestão e professores através de parceria com o SEBRAE receberam informações sobre como trabalhar esta proposta dentro da Rede, proporcionando momentos de reflexão sobre a metodologia, premissas e princípios, favorecendo o entendimento e fazendo com que os participantes vivenciassem comportamentos e atitudes empreendedoras.


Professores de História, Geografia e Ciências tiveram a oportunidade de aprimorar o conhecimento junto do professor Mário Brinhoza que tematizou sobre Qualidade , Atitude e Emoção em Sala de Aula, trabalhando os aspectos geradores do stress interno e externos da sala de aula. Estes mesmos professores foram à cidade de Curitiba onde tiveram capacitação específica, com trabalhos voltados para a prática didática em sala de aula.

A formação com os professores de Língua Portuguesa teve o objetivo de instigá-los ao trabalho de levar ao aluno o interesse à leitura em diversos gêneros linguísticos. A professora Danuzia Aparecida Silva conduziu a capacitação com grande maestria e mostrando uma sabedoria e conhecimento de autores e diversos livros que encantou e instigou a todos.


Com relação aos professores de matemática que foram conduzidos pela professora Darcy de Liz Biffi, tiveram como principal objetivo promover o desenvolvimento do potencial criativo do professor, de modo a permitir uma participação dinâmica, efetiva e didática na área de Educação Matemática. Durante os três dias que se seguiram os professores estavam atentos às novas informações e trabalharam muito com jogos e oficinas na área.


Ministrados por Affonso Celso K. da Silva, os professores de Educação Física desenvolveram atividades práticas escolares, através da técnica de Pilates. O formador proporcionou aos educadores atividades teóricas e práticas com relação à biomecânica do movimento, agregado a parte fisiológica da criança/aluno.


Os temas trabalhados com professores do 1º ao 5º ano e Pedagogos foram na área de português e matemática. Ressaltando a importância da Escrita e Leitura na perspectiva dos Gêneros Textuais e Matemática X numeramento, Solange Senem, Mestre em Educação, mostrou a importância do desenvolvimento de competências das habilidades leitora e escritas necessárias à aprendizagem dos alunos e a concepção sobre o ensino de matemática, o ambiente a ser criado em sala de aula e as interações de aprendizagem que ocorrem neste ambiente.


Por fim, os professores de Língua Inglesa, sob o tema IT IS FUNNY TO LEARN TOGETHER (É divertido aprender juntos) mergulhadas no que foi chamado English World (Mundo do Inglês) todos os professores foram desafiados a usar apenas o idioma durante o tempo todo, objetivando repensar as práticas pedagógicas do ensino da Língua Inglesa, de forma a empreender e fazer a diferença na história de nossos alunos. Durante a formação foram trabalhados, metodologia do ensino do Inglês, análise e uso do Livro Didático,(fornecido pelo MEC), Jogos comunicativos, o uso da Música no processo de ensino e aprendizagem e a Literatura na Língua Inglesa.


A Secretaria Municipal de Educação prioriza uma educação de qualidade e considera a formação continuada fator primordial para que o sucesso seja alcançado e agradece a todos os educadores pela efetiva participação nos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário