quinta-feira, 21 de julho de 2011

Horta Escolar

Parceria integra Educação



O Projeto Horta na Escola realizado nas Unidades  da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul vem buscando formas diferenciadas para realizar os trabalhos. Além da horta em canteiros os professores estão aproveitando espaços muito interessantes para estimular a garotada a plantar.

O estimulo também vem de algumas empresas que fizerem doações para que o projeto da horta tenha sucesso. A empresa AFUBRA fez doação de um carrinho de mão e sementes de várias verduras para serem semeadas nas unidades: CEI Franscisco Fleisner recebeu a doação com muita alegria. Outras também receberam sementes: CEI Canta Galo, CEI Tito Karan, CEI Cobrinhas, CE Prefeito Luiz Adelar Sodatelli (CEPLAS).



As empresas Posto R4, Siga Bem, THS, fizeram a doação de tonéis de plástico para serem usadas no plantio de verduras.


Outra parceria fundamental com a Secretaria Municipal de Educação é realizada através da EPAGRI, que capacita os professores da Eede a preparar a Horta na Escola tanto na teoria como na prática.

Nesta capacitação os professores visitaram a Estação da EPAGRI em Ituporanga, onde o Agronômo Hernandes Werners auxiliou os professores com a preparação da terra e o plantio das verduras na própria Estação. Foi de muita importância a aula prática motivando assim a construção futura de grandes hortas nas Unidades.


No próximo encontro que será realizado no dia 08 de agosto, os professores estarão apresentando o resultado da sua prática de como foi e está sendo o projeto Horta na Escola em cada Unidade.

A Horta na Escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Por isso a necessidade de incutir nas crianças o apreço pela horticultura, faz da escola um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, e as crianças podem participar das atividades ligadas a alimentação, quando perceberão que muitos dos alimentos que consomem são produzidos pela terra.




A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul agradece as empresas do Município pela sua atenção a mais um projeto de suma importancia que enfatiza critérios relevantes para uma Educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário