terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prêmio Gestor Eficiente

Secretaria Municipal de Educação é finalista do 8º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar
O prêmio tem como objetivo selecionar e divulgar as boas práticas de gestão pública municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).



O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar tem por meta avaliar, selecionar e divulgar as práticas públicas de gestão de merenda escolar é organizado pela ONG Ação Fome Zero, que tem sede em São Paulo e representa uma aliança de empresas comprometidas com o desenvolvimento social do país.

Em nível de Brasil, foram inscritos 1082 municípios, dos quais foram classificados 40, e a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul está entre as selecionadas.

A seleção das cidades acontece através de indicadores baseados na aplicação de recursos orçamentários, na qualidade nutricional da merenda oferecida, na participação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e em iniciativas da administração pública que resultem na promoção do desenvolvimento local.

A competição de nível nacional avalia escolas públicas e seus projetos voltados à alimentação escolar, referente ao ano de 2010. Depois de uma classificação regional, os melhores projetos de cada região do país, recebem uma análise qualitativa nesta etapa final.

O Ação Fome Zero em parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) encaminha técnicos que visitam in loco o desenvolvimento dos projetos e das unidades escolares. A equipe técnica produz um relatório com dados e imagens que apresentam e constatam as informações inscritas no formulário inicial, apresenta para uma Comissão Julgadora que premia as cidades com os melhores projetos.

CAE - Conselho de Alimentação Escolar
Fiscaliza e acompanha o desenvolvimento da Alimentação Escolar

Para a Secretária Municipal de Educação, Janara Aparecida Mafra, os projetos desenvolvidos pela secretaria foram fundamentais para a classificação do município ao prêmio. “A valorização profissional das merendeiras, os cursos de capacitação, a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar, o Cardápio Regionalizado, Alimentação Inclusiva foram decisivos para a nossa participação e classificação”.

A Secretária ressalta ainda que toda a equipe aguarda ansiosa o resultado do reconhecimento nacional pelo projeto da merenda. “Estar entre um dos grandes finalistas do Gestor Eficiente da Merenda Escolar significa que caminhamos no rumo certo”. Encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário