segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ACONTECEU...

Do Andar ao Escrever


 
Na quarta-feira (09) cerca de 60 professores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul participaram de capacitação prevista no calendário do ano letivo. Esta capacitação foi divida em três áreas: Educação Infantil, Maternal e Jardim, onde as educadoras recebem orientações e especificações para cada faixa etária.

Esta formação, que foi intitulada “Do Andar ao Escrever” surgiu da constatação das professoras onde as diversas dificuldades de aprendizagem das crianças tinham como característica problemas advindos do desenvolvimento psicomotor e de linguagem.

Sabendo que a primeira infância é um local privilegiado para a estimulação destes desenvolvimentos, foi promovida uma parceria entre a psicomotricidade, a fonoaudiologia e a odontologia utilizando-se do letramento para realizar a promoção da saúde bucal.

As professoras tiveram práticas aliadas à teoria, para que possam utilizar do seu saber pedagógico para estimular as crianças desde o berçário até o jardim, buscando de maneira integral prepará-los para a alfabetização.
 
....................................................................
 
Professoras da Rede Municipal socializam projeto



No dia 09 de novembro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação o último Encontro do Projeto “Educando Com a Horta”, com o objetivo de socializar as experiências de cada Unidade que fez parte do projeto em 2011. Durante a socialização esteve presente a Engenheira Agrônoma Laís Santos Capel, Chefe de Divisão Administrativa da Secretaria da Agricultura de Rio do Sul.

Sua participação teve como propósito a divulgação de uma parceria entre as Secretaria de Educação e Agricultura com uma proposta de motivar ainda mais os professores da rede para que haja uma maior participação no projeto envolvendo toda a comunidade escolar.

Em 2012 além da Agricultura o projeto Educando com a Horta terá uma ajuda a mais: o agricultor riossulense. Ele será a ponte entre a escola que seu filho estuda e o projeto que será desenvolvido.

As professoras gostaram da nova parceria e perceberam a importância da ajuda de toda a Comunidade Escolar para que o projeto aconteça efetivamente.

A horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em Educação Ambiental e Alimentar, unindo a teoria e prática de forma contextualizada.

A Secretaria da Educação de Rio do Sul acredita no projeto e acompanhou as Unidades durante todo o ano com visitas e formações continuada. O projeto atinge alunos desde a Educação Infantil até os Anos Finais, auxiliando assim no processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário