quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prêmio

Secretaria Municipal de Educação recebe Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar em Brasília
  
Adriana Maísa, Inolésia Vincentin, Alessandra de Liz, Janara Ap. Mafra e Vera Lúcia (SME)
junto do Prefeito Milton Hobus

Rio do Sul/Brasília – Esta quarta-feira (23), ficará marcada como uma data especial para a educação do município de Rio do Sul. O prefeito Milton Hobus recebeu das mãos da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o troféu de Gestor Eficiente da Merenda Escolar, oferecido pela ONG Ação Fome Zero, que tem o apoio do Governo Federal.
  
A cerimônia foi em Brasília (DF), onde Hobus foi reconhecido pelo trabalho de gestão e ações que buscam a melhoria da qualidade da merenda escolar oferecida em 38 unidades de ensino infantil e fundamental e beneficiando diariamente cerca de seis mil crianças da cidade.

O prefeito dedicou o prêmio a toda a equipe da Secretaria de Educação, principalmente para as cerca de 120 merendeiras que trabalham diariamente na preparação dos alimentos para as crianças no período em que estão na escola. Ele ressalta que é necessário reconhecer o trabalho de gestores, professores, diretores, o Conselho de Alimentação Escolar, e os agricultores, que fornecem produtos da agricultura familiar para a merenda.

Prefeito Milton Hobus recebendo a premiação da ministra Desenvolvimento Social e Combate a Fome - Tereza Campello

“É um trabalho que envolve muitas pessoas, desde os agricultores, fornecedores, toda a Secretaria de Educação, o acompanhamento nutricional, os conselhos, os pais, a comunidade escolar. Tudo para que a alimentação de nossas crianças seja a mais eficiente possível”, contou Hobus. Esta é a segunda vez que o município recebe esta certificação em oito anos de prêmio. A primeira delas foi no ano de 2006.

Como forma de homenagear as merendeiras e o papel dentro da produção da alimentação escolar, a cerimônia contou com a presença de um destes profissionais representante de cada um dos 22 municípios finalistas. De Rio do Sul, Vera Lúcia Prade, há nove anos no Centro Educacional Ribeirão Cobras Norte, no bairro Valada São Paulo, foi a homenageada.

Em seu discurso, a ministra Tereza Campello ressaltou o trabalho do Ação Fome Zero, que começou lentamente em 2004 com a iniciativa do prêmio, e depois cresceu, chegando a quase 20% dos municípios brasileiros participando.

Segundo a ministra, estes 1.082 que se inscreveram tem um projeto inovador, algo forte para ser mostrado e que merece ser copiado. “E quem chegou até esta etapa de premiação final merece se sentir lisonjeado, pois é um exemplo para o país. Temos hoje 45 milhões de crianças na escola em todo o país. Cuidar para que cada uma das cidades aplique bem os recursos e contribua para o desenvolvimento destes cidadãos não é uma tarefa fácil. E por isso, estes municípios premiados merecem nosso reconhecimento”.

 Alessandra de Liz Química de Alimentos com Maria do Carmo Botafogo representante do FNDE
 e Juarez Calil Alexandre representante da ONU


Foram no total 1.082 cidades brasileiras inscritas para o prêmio através do envio de formulário de cadastro e apenas 22 municípios chegaram à fase final, depois de visitação de técnicos da ONG Ação Fome Zero e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
A cidade foi premiada na categoria “Médias e Grandes Cidades da Região Sul”, que envolvia a análise de eixos: Administrativo e financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação social e ações de valorização profissional de merendeiras. Todas as prefeituras premiadas terão os projetos publicados em uma revista especial do PNAE, que circula em todo o país.

O projeto inscrito no Prêmio Gestor Eficiente de Merenda Escolar dizia respeito a vários itens aplicados em Rio do Sul. São experiências inovadoras, através do acompanhamento nutricional dos alimentos que compõem a merenda escolar, o cardápio regionalizado, as cozinhas, com o controle higiênico sanitário, capacitação das mais de 120 merendeiras do município e a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar através do Programa Compra Direta da Merenda Escolar, realizado desde o ano de 2006, onde já foram aplicados mais de R$ 2 milhões.

Segundo a secretária de Educação, Janara Mafra, que também participou da cerimônia de premiação, é cada vez mais importante a participação do Conselho de Alimentação Escolar, e da equipe multidisciplinar dedicada a preparar os cardápios e capacitar as merendeiras. “Temos um trabalho amplo, com atendimento diário de mais de seis mil crianças no ensino infantil e fundamental. Com esta premiação, temos certeza que o rumo que estamos tomando está correto e que podemos melhorar ainda mais”, avaliou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário