quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Projeto

Projeto Consciência Negra



No dia 20 de novembro é comemorado o dia da “Consciência Negra”. Neste sentido, o CE Roberto Machado, vem desenvolvendo desde o ano de 2005 um trabalho de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação do Brasil.

Através do projeto “Consciência Negra” realizado na escola com a participação dos estudantes e professores durante o ano letivo, os alunos desenvolveram estudos, pesquisas e trabalhos sobre a história da colonização do Brasil e a influência africana em nossa vida.

No dia 21 de novembro, foi realizado a socialização do projeto através de oficinas de trabalho referentes à cultura, à religiosidade, à dança, à música, à culinária, ao modo de ser, de respeitar e de valorizar as diversidades étnicas. Abordar a temática racial no campo escolar, de modo a resgatar a identidade cultural dos afro-descendentes, foi de grande importância para os alunos, professores e demais convidados, visto que através da educação, encontramos o caminho para chegar as mudanças de hábitos e atitudes que levam a diminuição do preconceito e do racismo entre os seres humanos.


Com o desenvolvimento deste projeto na escola, queremos que nossos alunos tenham referências negras, que conheçam seus heróis e tenham orgulho deles, que falem da sua história e da contribuição que deram para o desenvolvimento do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário