quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vamos Brincar!!!


31 de Maio: Dia Internacional do Brincar

No dia 31 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Brincar.  A origem do Dia Internacional do Brincar vem da Europa e ganhou todos os cantos do planeta, sendo comemorado com bastante intensidade em vários estados brasileiros.

Segundo a Segundo a OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré- Escolar, o espírito deste dia apoia-se nos seguintes princípios:
• A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos.
• O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas diferentes.
• O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras, debates…).
• Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.
• Reconhecer o brincar como: atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos; expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais; criador de vínculos sociais e de comunicação; ocupação de lazer e fonte de prazer.
BRINCAR É COISA SÉRIA

Alunos do CEI Prof.ª Belmarli da Silva

Os especialistas são unânimes quanto a importância do brincar na formação psicossocial da criança. Criança que brinca tem maiores chances de ser um adulto saudável e comprometido com vlaores éticos e humanos que podem não existir nas pessoas que não tiveram a oportunidade de brincar com toda a plenitude na infância.

Nesse sentido, a intenção das entidades que trabalham a questão do brincar é relembrar o quanto é importante BRINCAR, seja na creche, escola, rua, praça ou no parque, no centro cultural, clube desportivo, condomínio, ONG ou simplesmente dentro de casa, junto com a família. “Onde houver crianças, BRINQUE”.
Fonte: Robert Lobato- Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário