quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alimentação em Foco


Rio do Sul sedia Encontro Estadual de Alimentação Escolar

Prefeito Milton Hobus fez a abertura do evento e ressaltou a importância e a valorização que a 
Alimentação Escolar tem em Rio do Sul

A cidade de Rio do Sul sediou nesta terça-feira (29), do 55º Encontro de Capacitação para Conselheiros de Alimentação Escolar, no bloco G do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), no bairro Jardim América.


Participaram do encontro, representantes dos conselhos de alimentação escolar de 35 municípios de Santa Catarina inscritos pela ONG Ação Fome Zero, entidade com o apoio do Governo Federal e que auxilia na realização de programas voltados para a gestão de recursos da merenda escolar nas escolas públicas.

Um dos pontos fortes de discussão foi a compra de produtos da Agricultura Familiar, conforme resolução/CD/FNDE nº 38 de 16 de julho de 2009, da qual preconiza que no mínimo 30% dos recursos vindos do FNDE devem ser destinados a aquisição de produtos da agricultura familiar. No município de Rio do Sul a meta já foi atingida no primeiro semestre, porém embora ter atingido o percentual, o incentivo à compra continuará no segundo semestre.

Sr. Alcides Nazari deu seu depoimento de como participa da Chamada Pública 
e a satisfação que tem em ser agricultor e contribuir com uma Alimentação Saudável para as crianças



Outro tema destacado foi sobre o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos destinados a alimentação escolar através do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, que dá o parecer conclusivo acerca da aprovação ou não da execução do programa.

O dia foi marcado por outras atividades voltadas para a discussão de técnicas e práticas sobre análise de contas públicas, gestão e compra de recursos da agricultura familiar e outros temas propostos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Equipe da SME com Equipe da ONG Ação Fome Zero

Além disso, municípios expuseram a sua boa prática na execução do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, experiências estas que resultaram em premiação no Projeto Gestor Eficiente da Merenda Escolar no ano de 2011. Foi em consequência desta premiação que a cidade de Rio do Sul foi escolhida para sediar este evento, pois foi premiada na categoria Médias e Grandes Cidades da Região Sul.

2 comentários:

  1. achei interessante discutir sobre o alimento das escolas porque sem alimento fica difícil para nóis

    ResponderExcluir