segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto de Leitura

Charrete Literária

Iniciou neste mês o Projeto Charrete Literária desenvolvido com as treze turmas de 1º ao 3º ano do CEPLAS/Escola Modelo e coordenado pelo NAM - Núcleo de Atendimento Multidisciplinar. 

O objetivo principal deste projeto é incentivar o gosto pela leitura à medida em que também é trabalhado o desenvolvimento emocional e social das turmas de alfabetização através da contação de histórias.



A charrete passa nas turmas a cada quinze dias, onde uma história é contada, refletida e discutida, a fim de instigar uma postura crítico-reflexiva dos alunos. Os alunos também criam oralmente suas próprias histórias com os objetos que a charrete traz, aprendendo a se expressar oralmente com clareza, objetividade e postura.


Os temas trabalhados são assuntos que influenciam no desenvolvimento escolar das crianças, como  relacionamento, valores, situações de família e outras questões como saúde e higiene pessoal.

Além disso, cada semana um aluno é sorteado e leva para casa a Caixa da Leitura. Este aluno lê junto da família uma história, faz algumas anotações no caderno de registro e traz dentro da caixa algo “especial” e apresenta para a turma no dia seguinte.

Percebemos, até o momento, um grande envolvimento dos alunos nesta atividade além da participação das famílias. Os objetos trazidos possuem realmente um grande significado para as crianças e seus pais, como: fotos de infância, fotos da família, roupa do batizado, entre outros.


As histórias infantis também são utilizadas como caminho para o ensino de questões importantes para a vida, pois além do desenvolvimento cognitivo ela proporciona às crianças um desenvolvimento emocional e social indiscutíveis, pois quando ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. 


Cabe à escola desempenhar um importante papel, não só o de ensinar a criança a ler, mas também a gostar de ler, ler por prazer e não somente por obrigação.

5 comentários:

  1. maninha linda igual ao mano

    ResponderExcluir
  2. eu ache legau estimula a leitura dos alunos e a aprendizagem

    ResponderExcluir
  3. está Escola é muito legal,e encina o monte de coisa para nos.

    ResponderExcluir
  4. esta escola ensina coisas diferentes os alunos vem para aprender não para brincar os alunos devem desempenhar um importsnte papel

    ResponderExcluir