sexta-feira, 15 de março de 2013

Rio do Sul adere ao PNAIC

A prefeitura de Rio do Sul, através da Secretaria de Educação, participou na noite de ontem, no Parque Universitário Norberto Frahm, do lançamento do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O projeto foi apresentado pelos integradores da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Fábia Perón e Carlos Meurer.


O PNAIC é uma ação promovida pelo Governo Federal e está na segunda etapa. A primeira foi marcada pela formação de alguns profissionais, que foram contemplados com bolsas de estudo e que agora farão o repasse das informações aos demais educadores.


O objetivo do Pacto é comprometer estados e municípios com a alfabetização de todas as crianças com idade até 8 anos. Isso será possível através de um curso de capacitação para mais de 360 mil alfabetizadores em todo o Brasil. De acordo com a secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, “esta é uma dívida que o país tem com a população e o Pacto será fundamental para formação da base educacional de futuros cidadãos”, explica.

O curso, em sistema presencial, de 2 anos, tem como foco professores da rede fundamental de ensino, até o 3º ano, e acumulará 240 horas/aula, o que para Meurer é equivalente a um curso de especialização acadêmica. “Além de ter a oportunidade de aumentar o nível de capacitação, estes professores receberão uma bolsa de estudos, um incentivo para que não desistam dos estudos”, argumentou.

Os professores estarão sujeitos e também se comprometeram a participar de avaliações constantes que serão realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Fábia explica que o objetivo é capacitar professores nas disciplinas de matemática e língua portuguesa.

O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, destacou a importância do PNAIC para o desenvolvimento do Brasil. “Temos muito para fazer. Este é um programa que diz isso. Mas devemos, antes de tudo, nos orgulhar desse grande número de professores que hoje estão aqui se comprometendo a melhorar a educação de nossas crianças”.

O curso iniciará em março deste ano e contará com a participação de educadores dos municípios de Laurentino, Rio do Oeste, Agronômica, Trombudo Central, Braço de Trombudo e Rio do Sul, e será ministrado através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário