sábado, 6 de abril de 2013

CE Roberto Machado realiza atividades sobre aniversário de Rio do Sul


Em homenagem aos 82 anos de emancipação político-administrativa de Rio do Sul, professores de todas as áreas se reúnem com seus alunos para realizar um projeto que vai ao encontro da cultura, da história, geografia, trabalho e economia dos riossulenses.

Uma das atividades desenvolvidas foi a visitas dos alunos do ensino fundamental – Anos Finais ao Museu da Madeira localizado no Encontro dos Rios.

Atendidos pelo funcionário da UNIDAVI, João Paulo explicou que foco principal desse projeto é a conservação da memória extrativista com foco na história econômica e na colonização, disseminação de valores culturais, recuperação de parte do patrimônio histórico e cultural e preservação do meio ambiente da nossa cidade.

O Museu traz como atrativo uma serraria que representa o modelo pioneiro, movido à força hidráulica, que prevaleceu no Alto Vale entre as décadas de 1920 e 1950. O lugar, também conhecido como Encontro dos Rios, recebeu a primeira serraria de Rio do Sul, a Odebrecht, oriunda da Alemanha. A madeira chegava até ela através dos rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul.

O dia foi muito produtivo e com muito aprendizado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário