segunda-feira, 25 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada no Estado

Apenas 94 dos 295 municípios catarinenses atingiram a cobertura mínima de 80% da vacinação contra a gripe. Esta baixa adesão fez com que a Secretaria de Estado da Saúde e representantes de municípios catarinenses prorrogassem até o dia 5 de junho a campanha de vacinação que terminaria nesta sexta-feira (22). Em Rio do Sul, as vacinas estão disponíveis na Policlínica de Referência Regional e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Barra do Trombudo, Budag, Barragem, Bremer, Laranjeiras, Santana, Fundo Canoas, Canta Galo e Santa Rita. As crianças das unidades da Barra do Trombudo, Barragem, Laranjeiras e Canta Galo devem ser encaminhadas para a Policlínica, pois as Unidades Básicas de Saúde dessas localidades não possuem profissionais especializados para a vacinação de crianças.


Entre os públicos-alvo da campanha, as crianças de seis meses a cinco anos, as gestantes e os portadores de doenças crônicas não-transmissíveis são as que mais preocupam. Por regiões, as associações de municípios da Região Serrana (Amures), do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) apresentam a menor adesão à campanha. Na região serrana, apenas 41% do público-alvo buscou a imunização.

O baixo índice de imunização preocupa os profissionais da saúde, já que a campanha pretende reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, que já causou uma morte no Estado, este ano. Quem ainda não se vacinou deve procurar os serviços de saúde o mais breve possível. “Em adultos saudáveis, a vacina leva de duas a três semanas para começar a fazer efeito”, lembrou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Rio do Sul, Rosane Gandin da Rosa.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário