sexta-feira, 15 de maio de 2015

Rio do Sul discute Plano Municipal de Educação

Documento final vai virar Projeto de Lei

Após o último debate sobre a construção do Plano Municipal de Educação (PME) de Rio do Sul na semana passada, a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação realizaram nesta quinta-feira, 14, uma consulta pública através da Conferência Municipal de Educação.


O documento elaborado pela consulta será finalizado e encaminhado para o Departamento Jurídico da prefeitura, que vai encaminhar à Câmara de Vereadores.

O plano Municipal de Educação de Rio do Sul foi todo revisado com base no Plano Nacional de Educação e na realidade local. É um documento que define diretrizes, metas e estratégias que orientarão as políticas públicas de educação, para um período de 10 anos. Não será um plano apenas da administração ou da rede municipal de educação, mas de gestão organizacional que abrange todas as etapas e modalidades das redes federal, estadual, municipal e privada de educação.


De acordo com a secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, “quando se fala do Plano Municipal de Educação, se estuda qual é a educação que queremos para todo o município de Rio do Sul, na rede municipal, estadual, federal e privada. É um plano que envolve desde a educação infantil, até o ensino superior”, explicou Regina.

“O Plano Nacional de Educação tem 20 metas e 324 estratégias. Em Santa Catarina são 19 metas e 297 estratégias. O Plano Municipal terá 20 metas que estamos apresentando nessa chamada pública para discutir o que nós precisamos e o que vamos atingir no município de Rio do Sul. A educação infantil, que é a nossa primeira meta, até 2016 nós precisamos universalizar às crianças de 4 a 6 anos. Rio do Sul consegue fazer isso? Como vai fazer? Qual é a estratégia que vai ter para atingir essa meta?”, questionou Regina, que ainda falou do ensino profissionalizante, que envolve o sistema “S” e o ensino superior no Instituto Federal Catarinense e as universidades privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário