terça-feira, 5 de maio de 2015

Vigilância Epidemiológica estima vacinar 18 mil contra a gripe em Rio do Sul

Em Rio do Sul cerca de 18 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe. A campanha nacional iniciou nesta segunda-feira, 4, mas aproveitando a disponibilidade da vacina no município algumas pessoas já foram imunizadas na semana passada. O Dia D de vacinação será no próximo sábado, 9. Mas a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, nas salas de vacinação. “A campanha vai até o dia 22, mas o ideal é que as pessoas procurem o serviço o quanto antes, até mesmo porque em adultos saudáveis a vacina leva de duas a três semanas para começar a fazer efeito, é o tempo para a detecção de anticorpos protetores. O pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas após a vacinação”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Rio do Sul, Rosane Gandin da Rosa.


A população-alvo da campanha é a que desenvolveu síndrome respiratória por influenza em 2014. No Estado de Santa Catarina, metade das 174 pessoas que desenvolveram a síndrome não havia sido vacinada e 87% faziam parte do grupo que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. Entre estes casos, 13 resultaram na morte do paciente. Em relação a 2013, houve uma queda de 65% nos casos e óbitos.

Devem se vacinar crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população prisional e funcionários do sistema prisional.


Orientação
Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação.

Contraindicações
A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois é usada na sua fabricação, e que já tiveram reação anafilática ou alérgica à vacina.

Segurança
Um pequeno número de pessoas vacinadas pela primeira vez podem apresentar mal-estar bem leve e que tende a desaparecer em 48 horas.

A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades não podendo, portanto, causar gripe.

Postos que não estarão funcionando
No Dia D, apenas quatro postos não estarão funcionando (confira abaixo). Os demais vão oferecer a vacina das 8h às 17h.

Santa Clara – pacientes devem se dirigir para o Laranjeiras
Navegantes – pacientes devem se dirigir para o Santa Rita ou Bremer
Valada São Paulo – pacientes devem se dirigir para Santa Rita
Alto Progresso – pacientes devem se dirigir para Fundo Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário