terça-feira, 7 de julho de 2015

Aluna rio-sulense compete em etapa nacional do Oratória nas Escolas

A aluna Heloísa Bianca Zimmermann, do Centro Educacional Roberto Machado, da rede municipal de ensino de Rio do Sul, venceu a etapa estadual do concurso de oratória nas escolas e agora se prepara para disputar a etapa nacional que será realizada em Campinas (SP), em outubro. Ela é aluna do 8º ano, do Centro Educacional Roberto Machado, recebeu todo o apoio da escola para se preparar para a etapa estadual e da JCI, entidade promotora do projeto.



“A Heloísa vem de uma família muito comprometida, surpreendeu desde a primeira participação e desde então, teve uma evolução notável”, conta a diretora Cristiani da Silva. O comprometimento da família tem feito a diferença na formação da adolescente que chamou a atenção dos avaliadores ao discorrer sobre o tema do concurso este ano, “Minha cidade precisa de mim, qual o meu papel?”. “Eu posso fazer esta diferença, começando pela minha escola, respeitando meus professores e cuidando do meio em que estou”, discursou Heloisa.

“Temos percebido uma evolução em todos os participantes, o projeto propõe exercícios que melhoram tanto a produção textual quanto o discurso dos alunos e cria oportunidades, inesquecíveis. A aluna Heloísa, por exemplo, conheceu o mar, ao participar da etapa estadual, em Florianópolis. Além de representar um diferencial, esta menina está sendo preparada para o mercado competitivo”, disse o presidente da JCI Rosandro Schauffler.

A oratória incentiva os alunos a refletirem sobre temas importantes e a criarem uma percepção de que podem fazer a diferença a serem os senhores de sua história. “Não posso pensar o que a cidade pode fazer por mim, mas o que eu tenho para fazer por ela”, destacou Heloísa. Palavras de alguém que citou o educador Mário Cortella. “Temos um vício, que é muito perigoso, de nos contentar muitas vezes com o possível, em vez de procurarmos o melhor” e que tem inspirado outros adolescentes. Segundo a diretora, na etapa escolar dez alunos participaram do concurso, hoje, após o exemplo da colega ela não tem dúvidas de que os interessados vai aumentar muito no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário