quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Conhecimento que gera mudanças sociais

Rede Municipal de Rio do Sul terá cinco representantes na etapa estadual da Feria de Matemática e colhe frutos que vão além das notas no boletim


Cinco trabalhos da rede municipal de ensino de Rio do Sul foram indicados para participar da etapa estadual da Feira Regional de Matemática. Além destes, onze obtiveram destaque no evento e também na 8ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia, realizada ontem, e outros quatro receberam menções honrosas.

Estes resultados vão além de uma apresentação; como a maioria dos 74 projetos teve origem em algum problema que os alunos enfrentam no meio em que estão inseridos, alguns promoveram mudanças sociais. É o caso do “Menos é Mais: Redução do Desperdício na Alimentação”, desenvolvido por alunos da Escola Modelo Ella Kurth, de Rio do Sul.

Neste projeto os alunos avaliaram a quantidade de merenda que ia parar no lixo, após o almoço e propuseram algumas alternativas para reduzir o desperdício. O resultado, além de uma indicação para a etapa estadual, foi de uma redução de 30 quilos de alimentos que eram desperdiçados, por semana. “Em cima desta problemática os alunos fizeram alguns questionamentos, investigaram o motivo para o desperdício, pesaram o alimento que foi descartado durante quatro meses, fizeram campanhas de conscientização e trabalharam os conceitos de matemática, transformando estes dados em gráfios e tabelas”, conta a diretora, Raquel Moser.

Dessa forma, a feira cumpre o objetivo e incentiva os professores a passar de uma metodologia de trabalho baseada somente no conteúdo para o desenvolvimento da aprendizagem a partir de projetos. A diretora ainda ressalta que, o projeto foi desenvolvido ativamente por três turmas, mas que toda a escola participou e estes conhecimentos com certeza vão fazer a diferença além dos portões da escola, na casa dos estudantes. Algumas ações propostas pelos alunos já foram implementadas, como a mudança do cardápio, com alteração de algumas combinações que não agradavam os estudantes e agora eles se servem sozinhos, cada um coloca no prato exatamente a quantidade que vai consumir. E até nesta negociação, junto a Secretaria de Educação eles estiveram presentes.

Para a coordenadora pedagógica, Ângela Cristina Hammann, os estudantes alcançaram os objetivos da feira. “Eles melhoram a cada ano, estão mais interessados e despertam em outras pessoas o interesse pela matemática. Há um intercâmbio muito grande, integração com outras disciplinas e a divulgação de conhecimentos e de novas tecnologias”, avalia.

Os trabalhos que representarão a rede municipal rio-sulense de ensino, na fase estadual da feira que será realizada entre os dias 28 a 30 de outubro, em Joinville, são: 

Categoria Educação Infantil

- A Família e a Matemática, do CE Prefeito Luiz Soldatelli, de Rio do Sul;

- O Mundo Encantado da Matemática, do CE Padre Ângelo Moser, de Rio do Sul;

Categoria Ensino Fundamental


- Menos é Mais: Redução do Desperdício na Alimentação, da Escola Modelo Ella Kurth, Rio do Sul;

- Atividades Práticas de Proporção e Semelhança, do CE Willy Schleumer, de Rio do Sul;

Categoria Professor

- Comer Bem desde Neném, do CEI Cinderela, de Rio do Sul;

Nenhum comentário:

Postar um comentário