terça-feira, 25 de agosto de 2015

Escolas de Rio do Sul terão acesso ao Google Sala de aula

Daqui alguns dias, os pais de estudantes da rede municipal de ensino de Rio do Sul terão motivos para incentivar os filhos a usar mais o celular e o computador. É que de qualquer lugar eles estarão conectados com os professores e colegas no Google Sala de Aula.

A ferramenta faz parte da plataforma Google for Education que está sendo implantada no município. Ela permite que o professor crie um ambiente virtual em que poderá se comunicar com toda a turma ao mesmo tempo, ao postar tarefas e avisos, estipular prazos para o cumprimento dos trabalhos e informar a nota de avaliação. A cada postagem do professor, o aluno recebe um aviso por e-mail e se não cumprir o prazo também é informado quanto ao atraso.

O Google Sala de Aula ajuda a poupar tempo. “Ele centraliza todos os Apps e facilita a comunicação, porque após criar a sala de aula virtual, o professor não terá que inserir e-mail por e-mail de cada aluno, por exemplo, toda a vez que quiser enviar um arquivo pelo Drive”, explica o coordenador pedagógico dos projetos da Google for Education, Douglas de Barros de Oliveira.

O Google for Education já foi implantado em escolas privadas e Oliveira garante que as ferramentas têm tornado as aulas mais interessantes, já que a nova geração se identifica com as ferramentas que estão acostumados a usar na internet. “Nós estamos disponibilizando internet gratuita em todo o município e dessa forma vamos incentivar nossos alunos a tirarem maior proveito desta possibilidade”, avalia o prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba.

Além de ser uma forma de preparo para o mercado de trabalho. “Nós superestimamos os conhecimentos que os alunos têm sobre as tecnologias, mas temos percebido que muitos não sabem na prática como utilizar algumas ferramentas. Esta ferramenta possibilita que o aluno vivencie de forma bem orientada o contexto virtual voltado para o mundo do trabalho”, destaca.

Para o coordenador do Programa Rio do Sul Digital Eduardo Schulze, a expectativa é de que o engajamento dos estudantes após a implantação destas ferramentas seja ainda maior, com uma melhora significativa na forma como organizam a vida acadêmica, interagem com professores e colegas. “Dessa forma o município propicia a todos os estudantes da rede municipal de ensino o acesso a ferramentas avançadas iguais as que têm acesso estudantes das melhores escolas do mundo”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário