sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Evento tem transformado o ensino da matemática

Despertar o interesse pela aprendizagem da matemática e promover a pesquisa científica para inovação curricular são alguns dos objetivos da 19ª Feira Regional de Matemática e 8ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia, que a Escola Modelo Ella Kurth sediará na segunda-feira, 17 de agosto. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) através da Gerência Regional de Educação (GERED) e Instituto Federal Catarinense, conta com parceiros como a Secretaria de Educação do Município de Rio do Sul.

Durante a feira os visitantes poderão apreciar 74 trabalhos, destes, 20 são da rede municipal de ensino. Segundo a coordenadora pedagógica, Ângela Cristina Hammann, o estímulo ao aprendizado da matemática inicia logo cedo. “Esse processo inicia na educação infantil em que as professoras desenvolvem um trabalho de estimulação. Empenho que obteve, inclusive, destaque na etapa nacional da feira”, conta. Isso porque, durante a Feira Regional, avaliadores ligados à área, indicam participantes para a feira estadual. Os destaques, dessa outra fase, vão para a etapa nacional.


Neste ano, durante a 4ª Feira Nacional de Matemática, realizada entre os dias 15 e 17 de junho, dois trabalhos da rede municipal rio-sulense receberam destaque. Um deles é do Ceplas em que foi abordada “A rotina e a matemática na educação infantil”; o outro do Centro Educacional Ruth Schroeder Ohf com “A história do lobinho saudável com a matemática”. “Todo esse trabalho deixa marcas positivas, nós percebemos a diferença no dia a dia, os alunos se interessam mais pelo aprendizado quando parte de uma pesquisa”, diz Angela.

Este incentivo acaba por despertar nos alunos um maior interesse na aprendizagem da matemática. Já a participação e visitação na feira tem outros reflexos positivos como o intercâmbio de experiências pedagógicas. “Sempre incentivamos a participação neste tipo de evento, quando aluno e professor constroem juntos o conhecimento a partir da pesquisa, o aprendizado se torna mais significativo. É um conhecimento que eles vão levar para toda a vida”, afirma o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário