quinta-feira, 3 de setembro de 2015

SME marca presença no Seminário Regional de Acompanhamento do Plano Nacional de Educação

Na última terça-feira, dia 1º, ocorreu o Seminário Regional de Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE), no auditório Afonso Dresch da Unoesc Joaçaba. Este evento tem como principal objetivo propiciar um espaço de discussão que ofereça subsídios para o acompanhamento da implantação e avaliação dos planos de educação nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Desta forma será possível caminhar rumo à almejada qualidade social da educação básica.


Além da Unoesc, nossa Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul e outras cinco instituições de ensino superior de Santa Catarina – UFSC, Unisul, Univille, UFFS e Unidavi – realizarão seminários ao longo dos próximos meses. Todos esses eventos terão o mesmo objetivo, porém contarão com temáticas diferenciadas. 

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Fábio Lazzarotti, o pró-reitor de Graduação da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, Maria Teresa Ceron Trevisol, a representante do Fórum Estadual de Educação (FEE) de Santa Catarina, Regina Garcia Ferreira, a supervisora educacional da Gerência Regional de Educação de Joaçaba, Rosângela Parise e a coordenadora deste seminário do polo de Joaçaba, Marilda Pasqual Schneider.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Marilda Pasqual Schneider, a conquista da qualidade social da educação constitui o principal enfrentamento a ser realizado na atual conjuntura educacional, e tal enfrentamento somente poderá lograr êxito com a articulação entre os entes da Federação: União, estados e municípios, por meio da institucionalização do Sistema Nacional de Educação.

Para a representante do FEE, professora Regina Garcia Ferreira, os profissionais da educação, além de aproveitarem esse espaço de discussão, precisam levar os assuntos debatidos para suas salas de aulas e reuniões pedagógicas, tanto em escolas estaduais como municipais.

— É por meio do conhecimento, que conseguiremos construir uma educação de qualidade e um mundo melhor para nós e para aqueles que virão — declarou a professora Regina Garcia.

O pró-reitor da Unoesc, Fábio Lazzarotti, afirmou também que, para avançar nos índices do stricto sensu, a universidade depende da formação de qualidade dos alunos no âmbito do ensino fundamental e médio.

— Os desafios não são pequenos e, somente com um trabalho em conjunto e integrado, dentro de um espaço de discussão democrático, será possível avançar na educação em nosso país — ressaltou o pró-reitor da Unoesc.

MESAS-REDONDAS

Para alcançar as metas traçadas no PNE, foram eleitos dois trechos da Conferência Nacional de Educação (Conae) como temas para os debates das duas mesas-redondas, ocorridas no seminário do polo de Joaçaba.

A primeira discussão abordou o eixo 5 “Gestão democrática, participação popular e controle social”. Os palestrantes foram o professor doutor da UFG, João Ferreira de Oliveira, e a professora doutora da UFP, Andrea Barbosa Gouveia. O professor do PPGEd da Unoesc, Elton Luiz Nardi, coordenou os trabalhos desta mesa.

No período da tarde, foi realizada a mesa-redonda sobre o eixo 6 “Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”. O debate, que foi coordenado pela professora do PPGEd, Maria Teresa Trevisol, contou com a participação da professora doutora da UFSC, Leda Scheibe, e da professora doutora da UEPG, Gisele Masson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário