quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Município capacita últimas turmas de replicadores do Google for Education

A poucos dias do lançamento do Google for Education, que será realizado no dia 21 de setembro, 34 professores da rede municipal de ensino de Rio do Sul participam, na próxima semana, do treinamento promovido pela QI Network, empresa licenciada pela Google, para a preparação dos replicadores. Estes professores vão compartilhar com os colegas as alternativas oferecidas pelas ferramentas voltadas à educação, disponibilizadas pela Google. Com a conclusão destes treinamentos, a rede de ensino municipal passa a contar com cerca de 200 replicadores.

Dessa forma, o município que é pioneiro na adoção do Google for Education, vai preparar os estudantes para o mercado de trabalho do futuro. O coordenador pedagógico da QI Network, Douglas de Barros Oiiveira conta que uma pesquisa realizada entre instituições governamentais e fundações educacionais dos Estados Unidos e União Europeia revelaram que o mundo profissional vai ganhar uma dimensão diferente da que se conhece nos próximos anos e é para esta nova realidade que estes estudantes serão preparados. “A pesquisa aponta que cerca de 60% das crianças que estão no ensino fundamental hoje, trabalharão em profissões que ainda não existem e Rio do Sul é um dos primeiros municípios do Brasil a oferecer esta inovadora plataforma para os estudantes”, destaca.


Tecnologia que aproxima 

O Google for Education oferece opções para um ensino colaborativo, como a possibilidade de editar textos em conjunto. “Dessa forma, mesmo que os nossos alunos estejam fisicamente separados, estarão virtualmente integrados em arquivos compartilhados num mesmo ambiente que é o ‘Google Sala de Aula’ de cada disciplina”, explica o coordenador do Programa Rio do Sul Digital, Eduardo Schulze.

Para diminuir as distâncias eles também podem contar com o Hangout, com bate papo, por vídeo, voz ou texto. A tecnologia de vídeo chamada permite a integração de até 15 participantes. “Isso vai possibilitar que os professores programem, por exemplo, uma palestra com pessoas que estão em outro estado ou até mesmo país, é a tecnologia que vai aproximar os alunos da rede pública municipal de novos conhecimentos”, afirma o prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba. O professor pode ainda gravar as aulas e depois compartilhar com os alunos, para que eles possam rever alguma explicação.

Economia de papel e tempo

Além de tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante, o Google for Education pode representar uma grande economia. “A equipe administrativa da Secretaria da Educação que fez o curso em junho, já faz uso de alguns aplicativos, como a agenda, o drive, formulários e outros poderão ser explorados como o conteúdo das disciplinas, agenda de provas, entrega de trabalhos e tarefas estão disponíveis para os alunos e professores por meio dos aplicativos”, explica Schulze.

Após o lançamento, cada aluno terá um login e senha do Google e, com isso, será possível controlar o que é desenvolvido pelos alunos, quando cada um acessou os conteúdos apresentados e se dedicou às tarefas e trabalhos.

A meta é que até o final do ano todos alunos da rede municipal de ensino de Rio do Sul estejam dentro do ambiente web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário