sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Defesa Civil mantém alerta de nível do rio até 8,5m em Rio do Sul

A Defesa Civil de Rio do Sul manterá o plantão durante todo o fim de semana em virtude da permanência da previsão de chuva, do nível do rio Itajaí-açu permanecer acima de 6,50m e das barragens de Taió e Ituporanga estarem com um acúmulo de água considerável.

Permanece em Rio do Sul o estado de emergência, e ainda há o alerta para que moradores da cota de 8,5m fiquem atentos às informações da Defesa Civil emitidas de hora em hora. Ontem, o rio tinha baixado apenas seis centímetros durante todo o dia, mas a chuva acumulada de seis milímetros na cidade e em média de até 30 milímetros em outras regiões do Alto Vale levaram a elevação do nível do rio. Na manhã desta sexta-feira, às 9h, a medição era de 6,91m.

Há uma previsão de chuva para o fim de semana que pode variar entre 30 e 50 milímetros acumulados até domingo (18). A atenção se volta para o fato de que a terra já está encharcada e o rio em nível elevado. Mas a Defesa Civil descarta no momento a possibilidade que o rio passe dos oito metros. As cerca de 130 pessoas que estão em três abrigos nos bairros Bela Aliança e Progresso estão sendo orientadas a permanecer no local até que o nível saia da cota de emergência e a previsão do tempo indique períodos sem chuva.

A barragem de Ituporanga está com duas comportas abertas e três fechadas e acúmulo de 23,91m, do total de 31m. Em Taió, as sete comportas estão fechadas, com nível a 18,25m de 21 metros totais.

Atenção especial com o solo
Com a chuva frequente no Alto Vale nas últimas semanas, a população deve ficar atenta a uma situação especial, mesmo para quem está fora do nível de alagamentos. A terra úmida por muito tempo e a característica geológica do terreno favorece a formação de rachaduras no solo ou até mesmo deslizamentos. É importante que o morador preste atenção à mudanças em terrenos, ou rachaduras em muros ou paredes. Caso ocorra, é importante comunicar a Defesa Civil. O telefone de plantão é o 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário