sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Educação de qualidade e cada vez mais democrática

Secretaria Municipal de Educação coordenou o evento
A preocupação com a qualidade do ensino em todo o território nacional levou a criação do Plano Nacional de Educação (PNE), que passou a vigorar em 25 de junho de 2014, com vigência até 24 de junho de 2024.

O PNE visa orientar as políticas educacionais no País para os próximos dez anos e articular a instalação do Sistema Nacional de Educação. Resultou em calorosas discussões em processo que contou com participação popular e foi aprovado pelo Congresso Nacional, após três anos e meio de intensa discussão.

Para atingir os objetivos o PNE precisa ser implementado, buscar educação de qualidade e cada vez mais democrática.


Seminário em Rio do Sul
Neste processo, a secretária de Educação de Rio do Sul coordenou o Seminário Regional de Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE), no dia 13 de outubro, no Parque Universitário Norberto Frahm.

Rio do Sul é o segundo polo do Estado a sediar o Seminário de Acompanhamento do PNE, porém, mais encontros serão realizados em outros polos no decorrer desse segundo semestre, sob a coordenação de instituições de ensino superior de Santa Catarina.

O evento foi destinado aos profissionais de educação das redes pública e privada da região do Médio e Alto Vale do Itajaí, dirigentes educacionais, conselheiros municipais de educação, delegados da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), estudantes de graduação e pós-graduação na área e sociedade em geral. Apesar da importância do encontro, algumas secretarias de Educação da Região não enviaram representantes, pois muitas escolas anteciparam as comemorações do Dia do Professor, para este dia (13).

Público do Seminário Regional de Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE)

Espaço democrático
O seminário propiciou espaço democrático à discussão da construção da qualidade social da Educação pública, local, estadual e nacional, aos profissionais da área e demais interessados sobre temáticas da Conferência Nacional da Educação (CONAE).

A conferência “representa importante acontecimento na vida democrática do País, do Estado e dos municípios”. Neste seminário de acompanhamento das metas traçadas pelo PNE, foram eleitos dois trechos (eixos) da CONAE, que foram temas de debate e das duas mesas redondas.

Primeira discussão
Na parte da manhã, a primeira discussão abordou o eixo 3 “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente”. Os palestrantes foram o professor doutor do IFRN, Dante Henrique Moura, e a professora doutora do IFC, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva. A professora doutora da UFSC, Leda Scheibe, coordenou os trabalhos desta mesa.

Mesa redonda
No período da tarde foi realizada a mesa-redonda sobre o eixo 4, “Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem”. O debate, que foi coordenado pela secretária de Educação de Rio do sul, professora Regina Garcia Ferreira, contou com a participação do professor doutor da UNB, Raimundo Luiz Araújo, e do professor doutor da UNOESC, Elton Luiz Nardi.

Para a secretaria Regina Garcia Ferreira, o seminário “foi um momento muito interessante porque recebemos subsídios para o acompanhamento da implantação e avaliação dos Planos Municipais de Educação”.

Fotos: Aurio Gislon
Via: Jornal O Riossulense

Nenhum comentário:

Postar um comentário