quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Filosofia passa a ser adotada como disciplina no ensino fundamental

A partir deste ano, o ensino fundamental da Rede Pública Municipal passa a contar com uma nova disciplina em sua grade escolar. Os alunos de Rio do Sul passarão mais tempo refletindo sobre assuntos relacionados a Filosofia.

Em agosto de 2006, o Ministério da Educação já havia instituído como obrigatória a disciplina de Filosofia junto a grade escolar do ensino médio. Algumas escolas só se adequaram após um ano (prazo final para adaptação).

Em Rio do Sul, a idéia de adotar a disciplina como obrigatória, já a partir do ensino fundamental, vem trazendo enormes benefícios aos alunos da Rede Pública Municipal.

Os professores tem a possibilidade de criar diversas práticas de reflexão em sala de aula. Através da filosofia, pontos de vista diferentes poderão passar a ser alvos de debates interessantes. Incentivos a autonomia de ideais e o cultivo de habilidades cognitivas* por meio de diálogos investigativos, são outros grandes fatores para a atribuição desta nova disciplina nas escolas.

Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, “não se pode ensinar Filosofia, só se pode ensinar a filosofar”. A Filosofia então tem esse caráter de levar aos alunos o interesse pela investigação, pelo raciocínio e pela pesquisa.

* Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. A palavra cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário