terça-feira, 28 de abril de 2009

Educação Infantil participa de intercâmbio em Pomerode/SC

Conhecer outras realidades, praticar a integração entre educadores e discutir novas propostas para a educação riossulense são assuntos preponderantes na pauta da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa de conhecer a prática adotada em outras cidades já faz parte do cronograma pedagógico em Rio do Sul. A responsável pelo setor de Educação Infantil, Deise Montibeller, acredita que esta interação é de suma importância para que possamos criar um extenso leque de sugestões aos nossos profissionais

Educadoras riossulenses conhecem as práticas pedagógicas utilizadas em Pomerode/SC

“A Secretaria sempre primou pela qualidade de ensino partindo desde os primeiros meses de vida de nossas crianças. É por isso que buscamos conhecer diversas realidades, diversas culturas e principalmente novas práticas pedagógicas para integrá-las ao nosso cotidiano escolar” comenta Deise.

A cidade de Pomerode/SC foi escolhida principalmente por ser berço de grande cultura alemã. Isto traz ao nosso dia a dia, um novo olhar em relação as práticas utilizadas em outras cidades. A Secretária de Educação de Pomerode, Neuzi Schotten, recepcionou a comitiva riossulense juntamente com as profissionais de educação da cidade. Após, as educadoras visitaram todas as unidades de Educação Infantil, com intuito de demonstrar o contexto educacional da cidade mais alemã do Brasil.

Comitiva de Rio do Sul visitou cinco unidades com o propósito
de conhecer a infraestrutura educacional da cidade

“A culinária, as diferentes brincadeiras, os métodos de ensino, todos eles sofrem transformações entre uma região e outra. Devemos nos ater a estas situações principalmente por Rio do Sul estar localizada em uma região pólo de diversas culturas e etnias. Esta atitude nos coloca a frente das demais cidades em relação a preparação de um ambiente mais acolhedor para a educação de nossas crianças” encerra Deise.

Quarenta e dois profissionais, entre professoras, diretoras e chefes da Educação Infantil de Rio do Sul viajaram à Pomerode. No ano passado a SME participou, através de sua gestão de Educação Infantil, em intercâmbios nas cidades de Florianópolis e Itajaí. Em decorrência do êxito do projeto, a SME já prepara novos roteiros para intercâmbio no segundo semestre deste ano.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário