terça-feira, 12 de maio de 2009

Secretaria de Educação celebra o sucesso do Programa Brasil Alfabetizado

“Meu sonho é ser professora”.

Com essa frase a Sra. Albina Klöhn externou seus sentimentos em participar das aulas de alfabetização de jovens e adultos, realizadas todas as segundas e quintas-feiras, no Centro de Educação Infantil Romão Trauczynski.

“Estou com 78 anos e hoje realizo um grande sonho da minha vida, que é aprender a ler e escrever” conta alegremente.

Sra. Albina Klöhn acompanha atentamente as
explicações da professora durante as aulas

Durante as últimas semanas, a Secretaria Municipal de Educação visitou vários núcleos de educação que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado – Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Em todas as situações conhecemos diversas pessoas, muitas delas com a mesma alegria emanada pela Sra. Albina” comenta a coordenadora do programa, Lenice dos Santos .

Programa Brasil Alfabetizado contempla comunidade do Fundo Canoas

Diversos locais espalhados por Rio do Sul servem como sala de aula para estas pessoas que ainda não perderam a esperança de buscar a alfabetização.

O Centro Educacional Padre Ângelo Moser, no bairro Progresso, o C.E Willy Schleumer, no bairro Taboão e o próprio C.E.I Romão Trauczynski, no Bairro Fundo Canoas são algumas das unidades cedidas pela Secretaria Municipal de Educação para o desenvolvimento destas atividades.

No Bairro Taboão, adolescentes entenderam
a necessidade de voltarem aos estudos

Algumas turmas preferiram lugares alternativos, como é o caso da turma de 16 alunos que estudam nas dependências da Cancha de Bocha Municipal, situada atrás do ginásio do bairro Canoas. Outra turma que preferiu um local diferente é o grupo do bairro Ribeirão Cobras Norte. Lá, quinze alunos se reúnem em um sítio emprestado por um empresário da região.

“Estes locais foram escolhidos pelos próprios alunos, devido a facilidade que os mesmos tem para frequentarem as aulas. O programa tem como premissa levar o professor até os núcleos, portanto são eles quem escolhem o lugar para realizarem suas atividades” comenta Lenice.

Pessoas de diversas idades frequentam as aulas no
C.E Padre Ângelo Moser, no Bairro Progresso

Com a sequencia do programa, novos núcleos serão visitados pela Secretaria Municipal de Educação.

“Nossa proposta de gestão educacional vai além do modelo comum de ensino. Queremos gerar oportunidade a todos. Sejam crianças, jovens ou adultos. O Programa Brasil Alfabetizado é uma excelente ferramenta de inclusão social, tornando possível que pessoas, muitas vezes esquecidas, possam se sentir parte de um novo contexto social” salienta a Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra.

A Secretária pretende com o programa criar um novo eixo na educação riossulense, onde todas as pessoas possam sair beneficiadas com as propostas oferecidas.

As aulas no Fundo Cobras são motivadas pelo
comprometimento e dedicação dos alunos

“Sabemos que é nosso dever, enquanto gestores de educação, proporcionar possibilidades a todos os cidadãos. E a alfabetização com certeza é uma das mais importantes quando falamos de geração de oportunidades e igualdade social” encerra Janara.

Hoje o programa atende mais de 150 alunos, entre eles , jovens a partir de 15 anos de idade, até mesmo pessoas como a Sra. Albina, que segue aos 78 anos com o grande sonho de se tornar professora.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário