terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CENTROS EDUCACIONAIS DE RIO DO SUL CONTRIBUEM COM A NATUREZA E COLETAM MAIS DE 11 MIL LITROS DE ÓLEO DE COZINHA RECICLADO.















A Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação Neusa Girardi, entrega aos Centros Educacionais da Rede Municipal, materiais de limpeza da Unimed Alto Vale, por coletarem junto a comunidade escolar 11.000 litros de óleo de cozinha reciclado, envolvendo 5.358 alunos no Projeto “Óleo Reciclado” Unimed.
Um Projeto instituido pela Unimed Alto Vale Cooperativa de Trabalho Médico, pela Controil Ambiental Ltda e pelo Instituto de Referência em Pesquisas Ambientais Caapuã.
Este Projeto é direcionado ao controle da poluição e descontaminação da água, mantendo as águas limpas para o uso humano. Faz com que o óleo reciclado tenha destino adequado, reduzindo drasticamente a emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono que é responsável pelo efeito estufa e pelo enxofre que é responsável pela chuva ácida.
Os brasileiros consomem aproximadamente 3 bilhões de óleo de cozinha por ano.
Depois de usado, parte desse óleo é jogado na rede de drenagem pluvial e rede de esgoto, isso acarreta aumento do custo no tratamento dessas redes em até 45% e também causa o entupimento dessas tubulações. Estudos indicam que apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar até 1 milhão de litro de água, o equivalente ao consumo de um ser humano por 14 anos.
As análises destes resíduos confirmam sua qualidade de contaminante com cinco características principais: contamina a água; é alimento de roedores, baratas e outras pragas; é cultivo de micróbios perigosos para a saúde pública; entope drenagens; encarece o tratamento das águas.
Sendo assim este projeto vem de encontro às necessidades ambientais da comunidade desenvolvendo um programa eficiente e seguro.
Nossos Centros Educacionais são identificados com placa mostrando claramente a parceria no projeto, recebendo materiais, Banner, Bombonas, carteirinhas de “Aluno Consciente”,Palestras.
A unidade realiza um trabalho de socialização junto a família e o retorno deste é o encaminhamento do óleo reciclado
O recolhimento é realizado quinzenalmente e a cada 1.000 litros recolhidos a Unidade recebe materiais de limpeza.
O redirecionamento desse resíduo gorduroso é de 30% para queima de combustão( indústria de cristais, caldeiras;30% para indústria de fundição de alumínio; 30% biocombustível e 10% para pesquisa.
Mais uma vez o comprometimento, preocupação e preservação para com nosso meio ambiente vem crescendo e sabemos que coletar óleo de cozinha usado é uma atitude consciente.
Neusa Girardi
Coordenadora de Projetos e Programas
Secretaria Municipal de Educação
fone:47-35311120

Nenhum comentário:

Postar um comentário