quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

III Semana da Leitura do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli

Durante os dias 26 a 30 de outubro realizou-se a III Semana da Leitura no CEPLAS, desenvolvida pela professora Karla Kardauke e estagiária Etiane Domingos. Durante esses dias foram desenvolvidas atividades desde a Educação Infantil, Ciclos de Aprendizagem e séries finais do Ensino Fundamental. Com a Educação Infantil e Ciclos de Aprendizagem, aconteceram atividades como contação de histórias caracterizadas com personagens como: Fada Florzinha e Bruxa Catuxa, relacionando temas desde valores à higiene e, nas séries finais, Concurso de Soletração e Palestras sobre Meio Ambiente, Autoestima e Valores.
Na Hora do Conto a criança vai viajando na imaginação, fantasiando e construindo seu imaginário, vivendo ao mesmo tempo experiências que irão enriquecer o seu conhecimento, despertando na criança o interesse pela leitura. Os contos transmitem mensagens, facilitam o aprendizado de regras e a criação de hábitos, além de contribuir, aperfeiçoar e facilitar o processo de alfabetização. A intenção é formar o leitor do futuro e aproximá-los desde pequenos ao incrível universo lúdico que os livros oferecem.
A Fadinha Florzinha cantou músicas e contou histórias para a Educação Infantil e Ciclos de Aprendizagem como a Casa dos Beijinhos (Claudia Bielinsky) e O Porcão (Maurício de Sousa), abordando sentimentos, boas maneiras e hábitos de higiene, sempre envolvendo questionamentos e reflexões sobre as histórias aos alunos, como por exemplo: “Se o Cascão não toma banho, por que ele não fica doente?” Ao final da contação, um encanto da fadinha: pozinho mágico nas mãozinhas das crianças.

Medo da fada? Que nada, os bebês recepcionaram alegremente a Fadinha Florzinha também.
Contação de histórias em slides: O Pote Vazio (Demi) e Olha o Olho da Menina (Marisa Prado e Ziraldo) abordando a desonestidade, consciência e mentira e no final da contação o diálogo, com direito à surpresa do pozinho mágico também. Em clima de Semana de Halloween, as crianças da Educação Infantil e Ciclos de Aprendizagem puderam curtir decoração especial e histórias da Bruxa Catuxa, a Bruxinha do Amor, como: Minha vizinha é uma Bruxa (Sylvie Rainaud) e Bruxa, Bruxa venha à minha Festa (Arden Druce), envolvendo muita concentração e dramatização, em temas como: caráter, coragem e identidade. Ao final da contação, deram asas à imaginação no preparo de uma sopa no caldeirão, com animais de borracha horripilantes presentes na decoração. E a pergunta que não pode faltar no Halloween: “Querem doçuras ou travessuras?” Todos escolheram doçuras e a Bruxa Catuxa com a ajuda de palavras mágicas das crianças, transformou a sopa em minhocas (balinhas de goma). Mas a bruxinha não deixou ninguém escapar sem uma travessura e contou um segredo: “Essas minhocas que vocês comeram eram envenenadas...” e logo acrescentou: “...envenenadas de amor, pois sou a Bruxa Catuxa, a Bruxinha do Amor...” Também foi desenvolvido o Projeto: Ler e Soletrar é só começar, onde para entusiasmá-los, inicialmente assistiram ao filme Prova de Fogo. Durante o intervalo do almoço no Auditório e nas aulas de Língua Portuguesa da professora Cristiani Schmitz, interagiram com o Concurso de Soletração. Cada professor repassou palavras de sua respectiva disciplina, já trabalhando as Novas Regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A premiação aos alunos foi em livros para os três primeiros colocados e contou com a participação de professores e pedagogos como jurados.
Agradecemos a participação e apoio de todos Professores da Educação Infantil, Ciclos de Aprendizagem e Séries Finais do Ensino Fundamental, Pedagogos e Direção na III Semana da Leitura do CEPLAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário