terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação Fiscal

EDUCAÇÃO FISCAL – SOCIALIZAÇÃO DE TRABALHOS


PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DA SOCIALIZAÇÃO
DO PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL


“A Educação Fiscal é um processo que estimula a construção de uma consciência voltada ao exercício pleno da cidadania. Seu objetivo é oportunizar a participação do cidadão no funcionamento bem como no aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado”. Parece um assunto complexo e delicado para trabalhar com os alunos na sala de aula, mas na Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul isso é uma realidade.

Desde 2006 os professores são capacitados e orientados para despertar no aluno, desde a Educação Infantil, o acompanhamento da aplicação dos recursos de uma maneira lúdica, incentivando a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum.

Neste ano letivo, a Educação Fiscal foi um sucesso, e no dia 19 de novembro, nas dependências do auditório da Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se professores da rede, com a coordenadora de projetos Neusa Girardi, para o último encontro do Programa, onde socializaram todo o trabalho desenvolvido com os alunos nas unidades educacionais. Neste encontro aconteceu a apresentação de cada professor multiplicador fazendo a demonstração de trabalhos para troca de ideias e sugestões.

Vários foram os assuntos abordados nas salas de aulas por estes professores, como a origem do dinheiro, o orçamento familiar, como fazer compras, impostos, o mercadinho entre outros, para melhor memorização e construção de conceitos que auxiliarão e servirão de incentivo aos alunos no acompanhamento e administração dos recursos públicos, criando condições de harmonia entre o Estado e os cidadãos.

Esta Socialização é de importante relevância, pois os trabalhos que os multiplicadores apresentaram mostram o quanto trabalharam com seus alunos repassando a eles o valor de cidadania que a Educação Fiscal contribui.



Acompanhe o projetos desenvolvido através dos registros realizados pelos professores:











Nenhum comentário:

Postar um comentário