terça-feira, 23 de novembro de 2010

Intercâmbio

Organização dos Espaços e Tempos





A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul prioriza a qualidade na Educação, propiciando aos educadores da educação Infantil a última etapa do intercâmbio na cidade de Jaraguá do Sul. No total foram oito encontros onde cerca de 350 professoras participaram de encontros com variadas temáticas abordadas por profissionais capacitados, através da parceria com a APOENA-Assessoria e Consultoria Educacional que desenvolve e acompanha projetos educativos em busca de soluções que qualifiquem os processos pedagógicos.

No intercâmbio realizado neste mês de novembro, estavam presentes 43 professoras da Rede Municipal, onde entraram em contato direto com a natureza, obtendo momentos de descontração, socialização e ampliação de conhecimento.

Ao pensar em educação, tem-se com clareza a intenção de propiciar condições favoráveis no espaço em que a criança se encontra, tendo um olhar pedagógico, buscando sempre o bem estar da criança no ambiente físico. Por isso, a temática abordada referiu-se a organização dos espaços e tempos dentro dos centros de educação infantil, ministrada pela professora Ms. Marisa Zanoni Fernandes.

Segundo a professora, deve-se combinar conforto e praticidade em uma sala de aula. Sua aparência deve ser interessante e prazerosa, tanto para as crianças quanto para os adultos.

Como proposta de trabalho, a professora optou pela utilização de caixas de papelão (sucatas) com o objetivo de criar caixas temáticas para futuramente proporcionar a criançõ de cantos e espaços temáticos, favorecendo a criança a autonomia e independência dentro dos espaços dispostos.

A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul já discute sobre a capacitação de professores para o ano letivo de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário