quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Primeiro Emprego

Momento Colóquio

Espaço para apresentação das vivências profissionais dos alunos
integrantes do Programa Primeiro Emprego




 Nesta manhã, a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação realizou a primeira parte da socialização da vivências profissionais do Programa de iniciação ao Primeiro Emprego – Abrindo as portas do mundo do trabalho para o universo dos alunos se tornar ilimitado.


Estiveram presentes na solenidade de abertura, o Exmo. Prefeito Milton Hobus, a Sra. Janara Mafra, Secretaria de Educação, equipe da Secretaria, representantes de empresas parceiras do projeto, diretores e alunos.

O Modelo de Educação Empreendedora do município de Rio do Sul, propicia um espaço à prática democrática, e entende que na escola, instituição formadora da cidadania, que o jovem desenvolve o senso crítico, o aperfeiçoamento pessoal e a busca por um futuro desafiador.

Este espaço para os alunos exporem sua experiência profissional, para a Secretária de Educação Janara, foi uma semente plantada em 2005, onde todos os envolvidos na Educação foi cultivando e com certeza está gerando frutos.

O Prefeito Milton Hobus, citou a importância da sociedade organizada estar presente e dar pulso para o desenvolvimento de bons projetos e de boas ações. "É um desafio diferente. É estar um passo a frente para o futuro de Rio do Sul que é representado por estas crianças. Elas farão a diferença" ressaltou. Milton disse ainda que estas experiências vivenciadas por estes alunos cria uma maior expectativa com relação ao futuro, consolidando o modelo de educação empreendedora, preparando os jovens para a vida.

Após a solenidade, os alunos presentes apresentaram de forma suscinta a empresa da qual estagiaram e relataram suas experiências de acordo com as vivências no mercado de trabalho, utilizando como subsídeos os conhecimentos desenvolvidos nas atividades curriculares complementares, referente ao programa de Iniciação Profissional do 1° Emprego.
O estágio teve duração de duas semanas amparados pelo Conselho Municipal Direitos da Criança e do Adolescente de Rio do Sul e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação na (Lei n°. 9.394/96) no inciso 2° do art. 1°, onde as questões das relações entre educação, trabalho e exercício de cidadania estão explicitas, através da idéia de que a educação brasileira deve preparar o aluno para o trabalho e para a convivência em sociedade, ou seja, o ato educativo deve ser constituído de um conhecimento (saber) e de suas ações resultantes desse conhecimento (fazer), cabendo ao educando, ao aprender, incorporar o novo saber a sua ação diária.


Ao final da exposição, cada aluno participante do Programa Primeiro Emprego recebeu um certificado, emitido pela Secretaria Municipal de Educação com o total de 370 horas, carga horária dividida nos diversos módulos desenvolvidos durante o ano.











Nenhum comentário:

Postar um comentário