terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fala Comunidade

Fala Comunidade Educadora



Na noite de ontem (07) teve início o primeiro dos 38 encontros do Programa Fala Comunidade Educadora 2011, no Centro de Educação Infantil Adelaide Ledra, no bairro Santana.

Com a participação da Comunidade Escolar, da qual inclui pais e professores, a diretora Tânia B. Bremer iniciou o encontro com boas vindas, e apresentando o histórico da Unidade. 

Segundo consta, a prefeitura buscava um terreno no bairro Santana para a construção de uma creche. Dona Adelaide Ledra sabendo da procura fez a doação do terreno. A prefeitura como forma de agradecimento faz a homenagem a Dona Adelaide, colocando o seu nome na Instituição. 

No dia 10 de setembro de 1988, deu-se então a inauguração da Creche Adelaide Ledra, hoje, Centro de Educação Infantil Adelaide Ledra.

A unidade conta com 06 professoras efetivas e 2 contratadas, 1 diretora e 3 auxiliares de serviços gerais. Possui 4 salas para o atendimento das crianças, sala de direção, cozinha e dois refeitórios, 2 sanitários, 1 depósito, lavanderia, 1 sala para funcionários, área de recreação e lazer. 

A unidade atende cerca de 60 crianças sendo a maioria do próprio bairro, com horário de funcionamento das 7h às 18h e 30min.

Após, a Secretária de Educação Janara Ap. Mafra, agradeceu a presença dos pais e apresentou a forma de gestão democrática da qual é trabalhada em todas as Unidades. 

"Dividimos nosso trabalho em três partes: administrativo, pedagógico e gestão de pessoas. Hoje todas as unidades administram os recursos de forma descentralizada e com a participação das APPs e dos Conselhos Escolares". 

Janara mostrou aos pais de onde vêm os recursos utilizados para a compra de materiais pedagógicos, reformas, bens duráveis entre outros. "Hoje os recursos partem de quatro fontes: da descentralização, do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, APP e Secretaria, criando condições de possibilitar ao aluno um ambiente saudável e acolhedor, com foco no desenvolvimento da aprendizagem.


Ainda no encontro os pais puderam conhecer um pouco do Projeto Político Pedagógico, que é o documento que norteia todas as ações da escola, indica o rumo a seguir, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino.


Próximos encontros do Fala Comunidade:
- 08/02 CE Aníbal de Barba
- 09/02 CEI Aquarela
- 10/02 CEI Augusto Bosco
- 11/02 CEPLAS e Escola Modelo Arvino Walter Gaertner




Nenhum comentário:

Postar um comentário