sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ferias no CE Ulrich HÜbsch

Centro Educacional Ulrich Hübsch
                   
                   
Professoras: Adriana Martins
                   Eliana Giovanella Mázera
                   Daiana Felippe
                   Solange Aparecida Demétrio
                   Viviane Ulmann.
               
Turma: Maternal e Jardim
Período: 03/ 01 a 04/02/2011 Obs.: projeto de ferias


A ARTE DE BRINCAR E RECRIAR COM DOBRADURA
 E CANTIGAS


OBJETIVO GERAL:

Levar a criança ao desenvolvimento e compreensão de idéias e conceitos que ela mesma poderá construir nas brincadeiras em grupos, estimulando várias linguagens e a imaginação através de cantigas e dobraduras.
  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Familiarizar-se e locomover-se nos vários espaços que o ambiente oferece;
* Promover passeios, obedecendo regras e limites ;
* Visualizar e fazer observação de todas as coisas que os rodeiam;
* Vivenciar jogos e brincadeiras dirigidas;
* Desenvolver atos de responsabilidade, cooperação e respeito entre as crianças;
* Incentivar a socialização e integrar as crianças entre si;
* Desenvolver o gosto pela leitura através de diversas histórias;
* Explorar várias músicas e confeccionar os personagens com dobraduras;
* Desenvolver a viso-motor para ver e fazer as dobraduras;
* Perceber a textura do papel e das linhas formadas pelas dobras;
* Estimular a discriminação auditiva nos sons das músicas, intensidade e ritmos;
* Proporcionar momentos de socialização, criatividade e imaginação;
* Propor momentos de concentração;
* Desfrutar momentos prazerosos como forma de leitura brincadeiras, atividades lúdicas livres ou dirigidas.


JUSTIFICATIVA:  

O brincar é uma maneira lúdica de a criança realizar os seus sonhos e desejos impossíveis de serem concretizados. A brincadeira e o brinquedo estão presentes na atividade infantil e fortalece o aspecto psicológico, proporcionando um desenvolvimento mais amplo e significativo à criança.
Brincadeira é aprendizado, experiência e expressão, é brincando que a criança se prepara para o futuro, ressaltando que tanto a brincadeira pedagógica quanta a recreativa são essenciais.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade, da autonomia e da imaginação.
Neste período de férias o CE Ulrich Hübsch proporciona às crianças diversas brincadeiras, passeios, circuitos, contação de histórias e confecção de dobraduras diversas relacionando com a música.
Centrando a atenção nas brincadeiras, percebeu-se que é importante ter a dobradura como importante aliado, pois a criança associa o prazer de ouvir histórias e músicas, podendo confeccionar os personagens. Desta forma a criatividade é a imaginação em ação, onde as crianças podem viajar nas “dobraduras da imaginação”, formando seres criativos e felizes.

  
METODOLOGIA

Em círculo contar diversas literaturas e histórias em seqüência; cantar várias cantigas de roda e explorar o texto musical, fazendo-os refletir; fazer passeios diariamente e observar o espaço em que eles moram;

Repetir várias vezes, sobre a fila, respeitando a ordem; levar as crianças para brincar com corda no pátio do C.E.I. Montar atividades de circuito com obstáculos na sala e no pátio; brincar com bolas, baldinhos e peneiras na caixa de areia.

Na sala de aula, brincar da dança da cadeira; cantar e encenar as músicas, antes de fazer as dobraduras; no grande círculo, brincar de ovo-choco, passa-anel e bate-manteiga; amarelinha, carinho de mão, toca do coelho, caixa de sensação, telefone sem fio, cobra cega de roda, batata quente, morto vivo, corrida dos sapatos.


Confeccionar dobraduras de alguns bichos: peixe, sapo, pintinho, formiga, caranguejo, cachorro, galinha, elefante e gato. As crianças poderão pintar e desenhar o seu habitat colorindo as dobraduras; 

Toda sexta-feira as crianças poderão trazer um brinquedo e manusear os jogos e peças de encaixe da sala; Brincar de cabeleireiro e manicure, onde as professoras farão penteados e pintura nas unhas das meninas.

RECURSOS:
Diversos livros de literatura infantil, histórias em seqüência, músicas e textos.

MATERIAIS:
CD de músicas aparelho de CD, corda, bolas, cadeiras, papel de ofício, lápis de cor, caneta, giz, peças de encaixe, cola e tesoura etc..

AVALIAÇÃO:
Este projeto terá como meio avaliativo as observações das crianças, tendo como ênfase a participação, interesse, respeito, organização, colaboração e desempenho nas atividades propostas.

Um comentário:

  1. Foi um otimo projeto que fizemos, conseguimos perceber o interesse das criancas pelas brincadeiras, notamos algumas melhoras em seu desenvolvimento motor, apesar do pouco tempo que tivemos.

    ResponderExcluir