sexta-feira, 25 de março de 2011

Aula Inaugural

AULA INAUGURAL DO EJA – ENSINO FUNDAMENTAL



Na noite de ontem, (24) a Secretaria Municipal de Educação realizou a Aula Inaugural, marcando oficialmente o início de um grandioso Projeto, que é a Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental.

Estiveram presentes nesta solenidade, o Prefeito Municipal Milton Hobus, Secretária de Educação Janara Mafra, equipe da secretaria, diretores e alunos do programa.

Janara saudou os alunos e ressaltou a importância deste momento em três palavras: informação, conhecimento e sabedoria. Onde a informação está ao alcance de todos, mas é necessário que se busque ao máximo transformar estas informações em conhecimento e ter sabedoria, aproveitando a oportunidade de terminar o ensino fundamental, e buscar aprimorar as vivências na prática, experimentando, observando, utilizando os conhecimentos adquiridos.

“Desta forma cada um de vocês, seja qual for a profissão escolhida, poderão ser um mecânico empreendedor, jornalista empreendedor, empresário empreendedor, empregado empreendedor. Com ética, justiça e sabedoria.” Concluiu Janara.

Prefeito Milton, afirmou que este é um momento único e que sempre é tempo de buscar qualificação. “Estamos vivendo um momento em que as tecnologias estão cada vez mais avançadas e, com isso mais competição no mercado. Então, quem não fizer sua parte, as oportunidades passarão e não devemos perder nenhuma das que nos são dadas”, enfatizou.

Os alunos receberam o Kit Escolar e fizeram um brinde (com refrigerante) que marcou o início deste grande projeto.
Após a solenidade, os alunos tiveram sua primeira aula, através da palestra educativa: FALA que eu te escuto, com a fonoaudióloga Emanoelle Sorgato.


Projeto EJA - Fazendo a Diferença!!!

Buscando Fazer a Diferença numa Educação Empreendedora e de Qualidade a Secretaria Municipal de Educação caminha nesse Modelo de Educação, onde é primordial que se esteja atento as necessidades dos Cidadãos Riossulenses, pensando e estabelecendo Políticas Públicas que atendam os anseios de nosso povo.

O Programa da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Ensino Fundamental – Objetiva atender nos bairros, aproveitando a estrutura dos Centros Educacionais da rede, os Jovens e Adultos, com 15 anos ou mais que ainda não Concluíram seus estudos do 1º ao 9º ano.


Nesse primeiro momento, em dois POLOS um no CE Roberto Machado- Progresso e outro no CE Ricardo Marchi – Santa Rita, com turmas do 6º ao 9º ano, com possível ampliação para atendimento em anos Iniciais e gradativamente, conforme demanda, estendendo-se a outras comunidades de nossa Cidade.

A demanda Inicial desses Pólos foi de 22 alunos da Rede, matriculados no CE Roberto Machado e 19 alunos do CE Ricardo Marchi, ampliando o atendimento às pessoas da comunidade.

Esta ação complementa o Programa de Alfabetização “Por um Brasil Alfabetizado” o qual vem sendo realizado pela SME em parceria com o MEC desde 2005, com a participação de mais de 1000 Jovens e Adultos analfabetos ou com Baixa escolaridade. Este ano o programa já está funcionando em 8 núcleos e 6 novos estão no processo de reativação em diversos bairros de nossa cidade.


Com a oportunidade de concluir o ensino Fundamental em um tempo menor, previsto por lei, com Uma Proposta Pedagógica diferenciada voltada aos anseios e expectativas de seus participantes, com uma preocupação na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, por esse motivo a inclusão dos alunos interessados no Programa, visando principalmente o resgate da autoestima e cidadania que possam nortear uma qualidade de vida diferenciada e o sucesso de cada participante do Programa: esse é o nosso maior anseio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário