segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Leitura

Parceria estimula o prazer da Leitura



No final do ano de 2011 a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul entrou em contato com a Fundação Itaú Social que através do Projeto Itaú Criança oportunizou o cadastro para o recebimento de livros destinados ao público da Educação Infantil, com a mesma qualidade dos encontrados nas livrarias, com mínimas adaptações nos formatos originais.

E desde a segunda quinzena do mês de janeiro, as Unidades Educacionais começaram a receber os livros, que vem ao encontro dos projetos de leitura desenvolvidos em toda a Rede.

Com o objetivo de estimular as crianças desde os primeiros anos de vida a despertar desde cedo o prazer pela leitura, a coleção Itaú de Livros Infantis servirá de subsídio para o desenvolvimento de atividades e projetos.

Todas as 33 Unidades de Educação Infantil receberão a coleção que vem composta dos seguintes livros:

Adivinha quanto eu te amo de Sam McBratney, ilustrações de Anita Jeram

Um coelhinho se esforça para mostrar o tamanho do amor que ele tem pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor.

O tema deste livro ressalta a importância dos primeiros contatos afetivos com as palavras. Esta postagem também abarca, ou melhor, abraça estes dois verbos, ler e amar: Por que contar histórias para bebês e crianças?

 
Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, ilustrações de Ziraldo

A história é uma releitura bem-humorada do clássico Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. Só que desta vez não há vovós nem caçadores. Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível: sente medo de tudo, até do medo.

“Mãe, posso dormir na sua cama?” Para ajudar os pais a responderem a esta pergunta, o livro Chapeuzinho Amarelo do Chico Buarque, já tinha sido recomendado aqui na postagem sobre O medo e o acolhimento.

A Festa no Céu – um conto no nosso folcloreIlustrações e tradução de Ângela Lago

Haveria uma festa no céu, e os bichos sem asas estavam jururus de fazer dó. Mas a tartaruga não se deu por vencida e decidiu que ia ao baile. Será que ela vai conseguir?

Com certeza os pequeninos já estão sabendo aproveitar os livros e já entraram fundo no mundo da imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário