As crianças do Jardim I do CEI Navegantes fazem a festa com o projeto: Cantando eu aprendo e sou feliz! Na atividade a proposta das professoras que cada criança confeccionasse o seu microfone, depois todos soltaram a voz.
Segundo as professoras Adeline e Joice Ossemer na Educação Infantil, a música sempre foi trabalhada como suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos e comportamentos, como lavar as mãos, escovar os dentes, marcar rotinas, atividades, etc., ou ainda a realização de datas comemorativas, com canções que costumam ser acompanhadas por gestos corporais. Ao observar que o processo de aprendizagem, o diálogo com a turma era mais eficiente quando havia ritmos musicais envolvidos, foi decido o tema do projeto com a turma do
Jardim I que seria relacionado com música, pois eles adoram “cantarolar”, e assim surgiu o nome do projeto:
“Cantando Eu Aprendo e Sou Mais Feliz!”
Para as educadoras a vivência com a música desenvolve expressões de gestos e movimentos, o canto, a dança e em especial apreciação musical. O que favorece o processo de socialização, a aproximação com o saber artístico, o lazer, prazer em interagir e experimentar, encontrar significados para suas necessidades emocionais, socioculturais, físicas e intelectuais.
A foto registra uma das atividades após a confecção do microfone foi fazer um show para os coleguinhas, as crianças adoraram fazer e que serviu como um estímulo para continuarem a cantar as canções que já sabem, como também aprender novas e mostrarem pra nós professoras outras músicas que as crianças conhecem e sabem cantar.
As educadoras destacam que o processo de musicalização dentro da educação infantil, não pode acontecer de qualquer forma sem planejamento, deve-se tomar muito cuidado na elaboração das atividades musicais, para que não possa privilegiar poucos e sim promover um bom desenvolvimento das crianças.
Para as educadoras a vivência com a música desenvolve expressões de gestos e movimentos, o canto, a dança e em especial apreciação musical. O que favorece o processo de socialização, a aproximação com o saber artístico, o lazer, prazer em interagir e experimentar, encontrar significados para suas necessidades emocionais, socioculturais, físicas e intelectuais.
A foto registra uma das atividades após a confecção do microfone foi fazer um show para os coleguinhas, as crianças adoraram fazer e que serviu como um estímulo para continuarem a cantar as canções que já sabem, como também aprender novas e mostrarem pra nós professoras outras músicas que as crianças conhecem e sabem cantar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário