quinta-feira, 28 de julho de 2011

Alunos falam sobre Bullying

BULLYING, BRINCADEIRA SEM GRAÇA!!!


Desde 2010 a Equipe do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar – NAM da Escola Modelo Arvino Walter Gaertner e do CEPLAS, trabalham interdisciplinarmente sobre as questões problemáticas e de como prevenir o Bullying nas Escolas.

Os alunos participam ativamente como multiplicadores do projeto, participando de atividades promotoras da prevenção.

Com isso, alguns alunos escreveram o que pensam sobre Bullying. Conheça alguns deles:

BULLYING
- Evitar as brigas;
- Ser amigo;
- Não chamar palavrões;
- Não colocar apelidos;
- Não ameaçar as pessoas;
- Respeitar os amigos;
- Não rir dos colegas.

Leonardo Victor Machado
1º ano A

ESCOLA SEM VIOLÊNCIA


Está muito comum vermos alunos brigando no pátio da escola e nas salas de aula por falta de conversa, respeito ao outro, falta de educação e falta de cooperação.

As pessoas costumam resolver os problemas sem pensar nas suas atitudes e nas consequências do que poderá acontecer.

Isso acontece porque as pessoas de hoje estão usando a violência para resolver os problemas. E os problemas aumentam porque as crianças muitas vezes vêem seus pais brigando, e na escola fazem o mesmo.

Sendo assim, um pequeno problema que poderia ser resolvido pacificamente torna-se ainda maior.

Para mudar essas situações na escola é preciso aprendermos a ser mais solidários, generosos, respeitarmos as diferenças, sermos cooperativos e dialogarmos para resolver nossos problemas.

Se for necessário, pedir a ajuda de um adulto se precisar resolver algo que você não consegue resolver sozinho.

Desta forma poderemos acabar com a violência em nossa escola.

Leandro Semiano
5º ano A


BULLYING

Vamos melhorar a nossa escola não praticando mais bullying. Não resolveu colocar denúncias na boca do sapo? Não resolveu conversar com os agressores? Não resolveu psicólogos, professores, pedagogos, diretores e até mesmo pais de alunos conversarem sobre bullying?

Então a medida certa é ser bem radical, vamos nos unir e criar uma paródia contra o bullying ou uma música legal sempre antes de começas as aulas, quem sabe isso não irá incutir nesses agressores que pensam que tem o coração de “pedra”.

Mas com certeza Deus está olhando por esses agressores e ouvindo as músicas, vai amolecer o seu coração e vai dar paz às vítimas sofridas dessa escola. E com certeza vai ser uma escola melhor para se conviver e estudar.

Senhor! Que o coração de “pedra” se transforme em um coração de amor, de bênçãos para ajudar a cada um desse planeta, chamado Terra. 
Edinei Fernandes de Oliveira
4º ano A

BULLYING: ESTOU FORA

O bullying pode estar presente em qualquer lugar, na escola, no trabalho, na rua ou em casa.

Para que não aconteça o bullying é preciso que as pessoas ou grupos respeitem o próximo, e quando houver alguma atitude errada por parte de um colega, não ir fazendo ameaças, e sim procurar o professor, diretor, pedagogo, e se não for resolvido pedir ajuda aos pais.

Para que não aconteça o bullying na nossa escola é preciso respeitar os colegas, ajudando no que for preciso, ser amigo e lutar para acabar o bullying.

Bruno de Andrade Bernardes
3º ano B


BULLYING

As brigas na escola acontecem porque não tem respeito. Para isso não acontecer eu devo respeitar e as outras pessoas devem me respeitar.

Os alunos do 1º ano B já sabem o que é respeito, nós já temos um lema:

Eu acordo respeitando.
Durmo respeitando.
Vou para a escola respeitando.
Vou dormir respeitando.
Respeito o tempo inteiro.

Caue Gilherme Caldas
1º ano B


BULLYING NA ESCOLA


Ainda vemos pessoas agredindo outras de forma violenta em nossa escola porque não se respeitam, não resolvem conversando.

Para mudar essa situação é necessário que as pessoas parem e pensem nas consequências dos seus atos. Que procurem resolver suas diferenças conversando até chegar num acordo.

Somente conversando as pessoas podem resolver seus problemas de forma adequada, com tranquilidade, sem agressões verbais e físicas.

Quando não conseguimos resolver conversando, devemos pedir ajuda dos adultos.

Devemos ser educados, pedir desculpas e tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.

Dessa forma podemos acabar com o bullying na escola.

Pablo Ricardo Ramos Mendes
5º ano B

BULLYING

Para não dar briga tem que conversar com o amigo, não bater, não empurrar, não inticar, nem puxar os cabelos.

Não pegar o material do amigo sem pedir, se o amigo disser não, aceitar a resposta.

Não dar beliscão, chute, soco.

Poderíamos na hora do recreio ou ao meio dia fazer: brincar de carrinho, ovo choco, de bonecos e bonecas, memória, quebra-cabeça, jogo com dados, baralho, xadrez, uno, dominó, bolinha de gude, assistir filmes, karaokê, ouvir músicas.
 Marlon Andrade Ribeiro
2º ano D


CAMINHOS A PERCORRER

No ano de 2010 começou o projeto do bullying na escola.

Foram nomeados os protetores para todas as turmas. Os protetores devem separar as brigas. Três ocorrências de bullying é anotado e vai para a boca do sapo.

Percebemos que diminuiu o bullying na escola. Aprendemos a ajudar as pessoas, respeitar a todos, não falar palavrões, não apelidar e não agredir.

Nós gostamos da Mariane porque ela confiou em nós, acreditou no bullying e em nós.

Nayara Bastos de Almeida Paul
2º ano C


BULLYING

Que tristeza, estamos no meio do ano e ainda se vê gente praticando o bullying. Melhor se não existisse, mas, como existe, a melhor maneira ainda é denunciar o agressor e não se deixar levar pelas maldades.

Acho que se cada aluno educado da escola não cometesse nenhum bullying deveria ser premiado no final do ano, ou com um dez na matéria que mais necessita ou com um prêmio. Seria um incentivo para que ninguém mais saísse machucado e seríamos todos felizes.

Diego dos Santos
4º ano B


BRINCAR, NÃO HUMILHAR

No ano em que começou na escola a se trabalhar o bullying, percebemos que havia muito bullying na nossa escola.

Hoje em dia melhorou as atitudes de alguns alunos. Já não há a ocorrência de tantas brigas, ameaças, violências físicas, xingamentos e apelidos.

Psicóloga Mariane, obrigada por ter feito este projeto que ajudou a todos nós a melhorar nossas atitudes.

Guilherme Ferreira de Souza
2º ano A

BULLYING

Para acabar com as brigas na escola poderíamos ter vários tipos de jogos: xadrez, dominó, baralho, jogo da velha, trilha, dama, memória.

Fazer brinquedos, montar quebra-cabeça, fazer desenhos, ping pong, vôlei, futebol, corda, bambolê, basquete, balanço, escorregador, casinha de boneca, gangorra, sessões de filmes educativos.

Precisamos conversar quando nos acontece algo e não partir para briga, ouvir os amigos, professores, pedagogos, diretora. Precisamos respeitar, pedir desculpas, obrigado, com licença, por favor.

Thainara Martins Ramos
2º ano B


BULLYING

Na nossa escola a gente estuda muito sobre o bullying. A Mariane e a Gabriela passam vídeos e conversam com a gente sobre isso. Até foram escolhidos protetores da nossa turma que é a Danúbia e o Kauê. Eles marcam e conversam com a gente sobre isso.

Também temos uma caixa com a forma do sapo, que serve para colocar bilhetes quando alguém faz bullying.

Pra nós, sempre tem briga na escola, ninguém tem paciência com o amigo, bate, empurra na fila, às vezes até machuca. Para alguns, isso parece bom.

Tem amigos que colocam apelidos na gente, chamam de burro, baleia, quatro-olho, nem se importam se o amigo fica chateado ou não.

Para mudar tudo isso seria bom se as pessoas respeitassem, e uma aceitar a outra como ela é, pois somos assim porque Deus nos fez assim.

Temos que lembrar que conversar é a melhor maneira de resolver as coisas. Pois o que não quero que faça para mim não pode fazer para os outros.

Édio Xavier Junior
3º ano A






Premiação

Alunas recebem premiação



 Uma campanha educativa realizada em parceria entre a prefeitura de Rio do Sul e o Rotary Club incentivou a participação de estudantes sobre a conscientização dos moradores para se ter a cidade mais limpa.

Todos os estudantes da rede municipal entre 6ª e 9ª séries desenvolveram redações e as duas melhores, de autoria das alunas Kelen Francioni Vargas e Pamela Cechet da Cunha, ambas do Centro Educacional Daniel Maschio, do bairro Itoupava, ganharam uma bicicleta cada.


Em 2009, o Rotary iniciou uma campanha de alerta da comunidade sobre aspectos da limpeza da cidade, com a doação de 150 lixeiras instaladas em diversas ruas do município e o primeiro concurso de redações. Dando continuidade ao projeto, a entidade doou nesta semana quatro carros metálicos de recolhimento, que podem ser utilizados pela equipe que faz a limpeza pública na cidade.

A premiação do concurso e a entrega dos novos equipamentos foi realizada na tarde de quarta-feira (27), na prefeitura.

O prefeito Milton Hobus agradeceu a iniciativa do Rotary Club, representada pelo presidente Rodrigo Gadotti e o presidente da comissão de implantação das lixeiras, Orival Seola, e lembrou que este envolvimento com a comunidade é de grande importância para criar uma nova consciência na população.

Quadro de Medalhas

RESULTADO FINAL



O  INTEGRAR que aconteceu de 11 a 15 de julho, mostrou que os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul são exemplos de coletividade, amistosidade e principalmente talentosos em diversas modalidades esportivas.

A Comissão Organizadora, representados pelos professores de Educação Física, estão satisfeitos com o Projeto que chegou em sua V edição, mostrando as habilidades dos alunos do 5º ano à 8ª série do Ensino Fundamental.


Confira o quadro de Medalhas:


Escola Modelo Arvino Walter Gaertner
21 medalhas
14 ouro
03 prata
04 bronze

CE Guilherme Butzke
19 medalhas
05 ouro
06 prata
08 bronze

CE Roberto machado
11 medalhas
03 ouro
05 prata
03 bronze

CE Pedro dos Santos
10 medalhas
02 ouro
03 prata
05 bronze

CE Ricardo Marchi
10 medalhas
01 ouro
04 prata
05 bronze

CE Willy Schleumer
09 medalhas
02 ouro
03 prata
04 bronze

CE Daniel Maschio
03 medalhas
02 ouro
01 prata

CE Ulricyh Hübsch
01 medalha de ouro

CE Aníbal de Barba
01 medalha de prata

Obs.: estas duas últimas Unidades participaram apenas na modalidade de Tênis de Mesa.


ALGUMAS FOTOS DOS MEDALHISTAS


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conscientização

VIVA MELHOR...


"O Núcleo de Atendimento Multidisciplinar - NAM, deu início ao Projeto Viva Melhor, Viva Sem Drogas!, sendo apresentado no dia 08 de julho aos professores da Escola Modelo Arvino Walter Gaertner e CEPLAS.


O projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar a respeito de todas as questões que envolvem a utilizaçào do álcool, tabaco e outras drogas e previni-la do uso indevido destas substâncias.


Junto dos professores foram eleitos 21 alunos da escola que são os multiplicadores do projeto e auxiliarão em todas ações desenvoldidas.

Foi entregue a cada professor uma camiseta do projeto e também foi colocado em cada uma das duas escolas um banner para divulgação.


As empresas apoiadoras deste projeto são: Hergen Paper Machinery, Zanella Pneus, Metalúrgica Riosulense e Banco do Brasil."
 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Formação

RECESSO ESCOLAR

Conforme estabelece o calendário escolar 2011, desde o dia 18 de julho alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul estão em recesso escolar, retornando no dia 01 de agosto.

E contemplando o Programa Educação Infantil 12 Meses, os Centros de Educação Infantil não terão recesso atendendo normalmente os alunos.


PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA


Durante os dias 18, 19 e 20 de julho, datas que integram o período de recesso escolar, os professores participaram de uma formação continuada sendo divididos por área de atuação.

Dentro da proposta de Educação Empreendedora, equipe de gestão e professores através de parceria com o SEBRAE receberam informações sobre como trabalhar esta proposta dentro da Rede, proporcionando momentos de reflexão sobre a metodologia, premissas e princípios, favorecendo o entendimento e fazendo com que os participantes vivenciassem comportamentos e atitudes empreendedoras.


Professores de História, Geografia e Ciências tiveram a oportunidade de aprimorar o conhecimento junto do professor Mário Brinhoza que tematizou sobre Qualidade , Atitude e Emoção em Sala de Aula, trabalhando os aspectos geradores do stress interno e externos da sala de aula. Estes mesmos professores foram à cidade de Curitiba onde tiveram capacitação específica, com trabalhos voltados para a prática didática em sala de aula.

A formação com os professores de Língua Portuguesa teve o objetivo de instigá-los ao trabalho de levar ao aluno o interesse à leitura em diversos gêneros linguísticos. A professora Danuzia Aparecida Silva conduziu a capacitação com grande maestria e mostrando uma sabedoria e conhecimento de autores e diversos livros que encantou e instigou a todos.


Com relação aos professores de matemática que foram conduzidos pela professora Darcy de Liz Biffi, tiveram como principal objetivo promover o desenvolvimento do potencial criativo do professor, de modo a permitir uma participação dinâmica, efetiva e didática na área de Educação Matemática. Durante os três dias que se seguiram os professores estavam atentos às novas informações e trabalharam muito com jogos e oficinas na área.


Ministrados por Affonso Celso K. da Silva, os professores de Educação Física desenvolveram atividades práticas escolares, através da técnica de Pilates. O formador proporcionou aos educadores atividades teóricas e práticas com relação à biomecânica do movimento, agregado a parte fisiológica da criança/aluno.


Os temas trabalhados com professores do 1º ao 5º ano e Pedagogos foram na área de português e matemática. Ressaltando a importância da Escrita e Leitura na perspectiva dos Gêneros Textuais e Matemática X numeramento, Solange Senem, Mestre em Educação, mostrou a importância do desenvolvimento de competências das habilidades leitora e escritas necessárias à aprendizagem dos alunos e a concepção sobre o ensino de matemática, o ambiente a ser criado em sala de aula e as interações de aprendizagem que ocorrem neste ambiente.


Por fim, os professores de Língua Inglesa, sob o tema IT IS FUNNY TO LEARN TOGETHER (É divertido aprender juntos) mergulhadas no que foi chamado English World (Mundo do Inglês) todos os professores foram desafiados a usar apenas o idioma durante o tempo todo, objetivando repensar as práticas pedagógicas do ensino da Língua Inglesa, de forma a empreender e fazer a diferença na história de nossos alunos. Durante a formação foram trabalhados, metodologia do ensino do Inglês, análise e uso do Livro Didático,(fornecido pelo MEC), Jogos comunicativos, o uso da Música no processo de ensino e aprendizagem e a Literatura na Língua Inglesa.


A Secretaria Municipal de Educação prioriza uma educação de qualidade e considera a formação continuada fator primordial para que o sucesso seja alcançado e agradece a todos os educadores pela efetiva participação nos encontros.

Prestação de Contas

PRESTANDO CONTAS:


A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul tem satisfação em prestar contas de mais um grandioso Projeto realizado com os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

A III Mostra Empreendedorismo aconteceu no dia 27 de maio e envolveu alunos do Programa Primeiro Emprego que apresentaram as Empresas Virtuais e tiveram contato com palestrantes que trouxeram o tema Empreendedorismo e da importância dos estudos e da pró-atividade em buscar a realização dos sonhos e dos anseios, de ser criativo.

Às Empresas:

WEBER BOVENAU, POSTO MIME, TOKIO VEÍCULOS, D'PASCHOAL e BRADESCO: desejamos os mais sinceros agradecimentos pelo apoio e oportunidade que nos foram concedidos.

D'PASCHOAL

BOVENAU

POSTO MIME
TOKIO

BRADESCO

E no dia 10 de junho aconteceu a III GINCANA SOCIAL, onde novas empresas também apoiaram o Projeto:  VIA MAR, AFUBRA, ESPAÇO FIAT, PLACAS RIOSUL.


ESPAÇO FIAT

AFUBRA

A Secretaria Municipal de Educação agradece a importante colaboração nestes projetos e salienta que houve a demonstração de consideração e apreço pelo trabalho desenvolvido na Rede Pública Municipal do Ensino de Rio do Sul por estas Empresas.



"Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos." (Michael Jordan, jogador e líder).



Horta Escolar

Parceria integra Educação



O Projeto Horta na Escola realizado nas Unidades  da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul vem buscando formas diferenciadas para realizar os trabalhos. Além da horta em canteiros os professores estão aproveitando espaços muito interessantes para estimular a garotada a plantar.

O estimulo também vem de algumas empresas que fizerem doações para que o projeto da horta tenha sucesso. A empresa AFUBRA fez doação de um carrinho de mão e sementes de várias verduras para serem semeadas nas unidades: CEI Franscisco Fleisner recebeu a doação com muita alegria. Outras também receberam sementes: CEI Canta Galo, CEI Tito Karan, CEI Cobrinhas, CE Prefeito Luiz Adelar Sodatelli (CEPLAS).



As empresas Posto R4, Siga Bem, THS, fizeram a doação de tonéis de plástico para serem usadas no plantio de verduras.


Outra parceria fundamental com a Secretaria Municipal de Educação é realizada através da EPAGRI, que capacita os professores da Eede a preparar a Horta na Escola tanto na teoria como na prática.

Nesta capacitação os professores visitaram a Estação da EPAGRI em Ituporanga, onde o Agronômo Hernandes Werners auxiliou os professores com a preparação da terra e o plantio das verduras na própria Estação. Foi de muita importância a aula prática motivando assim a construção futura de grandes hortas nas Unidades.


No próximo encontro que será realizado no dia 08 de agosto, os professores estarão apresentando o resultado da sua prática de como foi e está sendo o projeto Horta na Escola em cada Unidade.

A Horta na Escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Por isso a necessidade de incutir nas crianças o apreço pela horticultura, faz da escola um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, e as crianças podem participar das atividades ligadas a alimentação, quando perceberão que muitos dos alimentos que consomem são produzidos pela terra.




A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul agradece as empresas do Município pela sua atenção a mais um projeto de suma importancia que enfatiza critérios relevantes para uma Educação de qualidade.