quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vivências

ALUNOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO AO PRIMEIRO EMPREGO INICIAM ESTÁGIOS



A Vivência Profissional é a última etapa do Programa de Iniciação ao 1° Emprego realizado na Rede Pública Municipal de Ensino. As vivências acontecem no formato de pequenos estágios realizado no período de duas semanas.

As funções profissionais de cada aluno foram estipuladas de acordo com o perfil de cada um, diagnosticado através de exercícios na Atividade de Espaço Central e Apoio Psicológico .

O Programa posiciona-se como Educação Empreendedora. “Empreender dentro da Escola inclui duas coisas importantes em nossa consideração, enquanto Secretaria Municipal de Educação: ser capaz de atender às exigências curriculares fazendo constantes adaptações e ultrapassando-as para garantir a preparação diante de um futuro desafiador”, enfatiza a Chefe de Divisão Responsável pelo projeto, Adriana Bonaldo.


Bryan Klug, aluno do Ceplas, estagiando no Foto Marzall


A Secretaria Municipal de Educação conta com a parceria de empresas concedentes ao estágio: SESC, VIVO EMPRESARIAL, REGATA MOTO, MAQUINÁTIA, UNIDAVI,ESPAÇO FIAT, JORNAL NOVA ERA, MAJARÊ, BATRIA GLOBO, FOTO MARZALL, MARCELO SPORT, SOFTHOUSE, POSTO SEOLA, RIOSUL TINTAS, CASA DAS BEBIDAS, IMA, COSTA PÚBLICA, CARLAN, MALHARIA BELINHA, AQUARIUS BEL,SIGA BEM, SOL NASCENTE, AMOR PERFEITO, SUNDOWN MOTOS, DICAVE, PREFEITURA (EDUCAÇÃO E GABINETE DO PREFEITO), CÂMARA DOS VEREADORES, FUNDAÇÃO CULTURAL, TV STANKE, CI CANTA GALO, ANIBAL DE BARBA, CERÂMICA RAINHA, FOTORAMA, RACUNA PET, CEPLAS,FARMÁCIA JANAINA, VALPEL SUPERMERCADO SONNTAG, ADVOCACIA ROSANDRO.


Aluna do Ceplas, Daiane Maurício no gabinete do Prefeito

Após as Vivências haverá o “Momento Colóquio” em que cada aluno apresentará suas experiências profissionais, aberta à comunidade e convidados.

Através de subsídios teóricos, socializados num processo ensino-aprendizagem interdisciplinar, o Programa permitirá que o aluno forme redes de informações e percepções de tudo o que ocorre em tempo real no mercado de trabalho.

Estas vivências envolvem cerca de 140 alunos das 8ª séries da sete escolas cujo objetivos visa estabelecer relação com o conhecimento teórico e as experiências profissionais adquiridas no contato com o mercado de trabalho, desenvolver capacidade de detectar oportunidades de trabalho e cultivar a motivação para o bom desempenho profissional.

Este projeto está de acordo com LDB (Lei n°. 9.394/96) no inciso 2° do art. 1°, onde as questões das relações entre educação, trabalho e exercício de cidadania estão explicitas, através da ideia de que a educação brasileira deve preparar o aluno para o trabalho e para a convivência em sociedade, ou seja, o ato educativo deve ser constituído de um conhecimento (saber) e de suas ações resultantes desse conhecimento (fazer), cabendo ao educando, ao aprender, incorporar o novo saber a sua ação diária.

Análise Microbiológica das Mãos dos Manipuladores de Alimentos de Escolas Públicas Municipais de Rio do Sul/SC




 Por existirem vários tipos de contaminação de alimentos e também vários fatores que contribuem para aumentar a probabilidade de contaminações alimentares, a Secretaria Municipal de Educação, através do setor de Alimentação Escolar pensou em evitar essas possíveis complicações, colocando em prática o projeto Análise Microbiológica das Mãos dos Manipuladores de Alimentos de Escolas Públicas Municipais de Rio do Sul/SC, que irá detectar através do Teste Swab as referidas bactérias “Staphylococcus aureus e Coliformes fecais”.


Nos dias 26 e 27 de outubro todas as merendeiras da Rede Pública Municipal estiveram na UNIDAVI na II Capacitação com o tema: “MÃOS! PERIGOS E CUIDADOS COM SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO”.

O objetivo deste projeto é focar na educação sobre a higiene correta das mãos e o cuidado na manipulação dos alimentos a serem servidos aos nossos alunos.


O projeto deu início no mês de Fevereiro/2010 e o término será em Novembro/2010.

O critério para a seleção das escolas que estão participando a frente deste projeto foi a representação por bairro (regiões).

As escolas são:

- Centro Educacional Roberto Machado no bairro Progresso: Com 02 manipuladores de alimentos e atendendo 379 alunos;

- Centro de Educação Infantil Aquarela no bairro Laranjeiras: Com 01 manipulador de alimentos e atendendo 100 alunos;

- Centro Educacional Daniel Maschio no barra da Itoupava: Com 02 manipuladores de alimentos e atendendo 174 alunos;

- Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli no bairro Barragem: Com 02 manipuladores de alimentos do Ensino Fundamental atendendo 668 e 01 manipulador de alimentos da Educação Infantil atendendo 202 alunos;

- C.E.I. Déa Bornhausen no bairro Bela Aliança: Com 01 manipulador de alimentos atendendo 64 alunos.

Segundo a Química de Alimentos e responsável pelo projeto Alessandra de Liz, revela que há uma preocupação em relação à alimentação oferecida aos alunos da Rede Municipal, pois são cerca de 16.185 alimentação servida por dia.
 
“Por isso nossas capacitações, orientações e visitas in loco faz parte de um trabalho contínuo, mesmo que muitas vezes seja algo repetitivo nós sempre orientamos sobre as normas de higiene da manipulação dos alimentos, higiene pessoal, do ambiente de trabalho e valorização do profissional. Devemos focar muito na higiene, pois as mãos destes manipuladores de alimentos é o principal instrumento de trabalho. Todas as nossas merendeiras participam das capacitações e colocam em prática tudo que aprendem. E os resultados estão sendo positivos por parte delas”. Finaliza a Química de Alimentos.
 
 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

HALLOWEEN

HALLOWEEN



UMA DAS MAIORES TRADIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS, A FESTA DE HALLOWEEN VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS COMUM NO BRASIL.


NAS ESCOLAS, A COMEMORAÇÃO ABRE CAMINHO PARA O ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA DE UM MODO DIVERTIDO E EFICIENTE.

É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE NAS AULAS DE ARTES, LEVAR OS ALUNOS A VIVENCIAREM A DECORAÇÃO, COM OS VAMPIROS, MORCEGOS, FANTASMAS, BRUXAS, ABÓBORAS, ARANHAS, MÁSCARAS, MONSTRO ENFIM.
O CLIMA TEM DE SER DE ALEGRIA E FANTASIA, E NÃO DE TERROR.


A INTENÇÃO É PROMOVER UMA FESTA REPLETA DE DIVERSÃO E APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOSEM NOSSO CENTRO EDUCACIONAL.


Noite Literária

Soletrando

SOLETRANDO FOI UM SUCESSO


Mais do que uma avaliação da paciência, controle e conhecimento, o concurso Soletrando realizado na semana passada com alunos da rede municipal de ensino foi uma grande aula de gramática e português.

Esta é a avaliação da secretária de Educação Janara Mafra, após entregar no final da tarde de sexta-feira (22), a premiação para o aluno Felipe de Souza, da 5ª série do Centro Educacional Guilherme Butzke. Ele venceu a última prova e se juntou aos vencedores nos dias anteriores: Raquel Rohers, da 8ª série do CE Roberto Machado, Joelmir Pietro, da 7ª série do CE Guilherme Butzke, e Pâmela da Cunha, do CE Daniel Maschio.

A fase final do concurso teve 28 participantes, divididos por séries que tiveram de soletrar palavras de nível fácil, médio, difícil e muito difícil. As finais foram realizadas no Teatro Dom Bosco e o método para o concurso foi a implantação de um sistema produzido na própria Secretaria de Educação de Rio do Sul que facilitou o trabalho dos estudantes e dos avaliadores, além de aumentar a interatividade entre o público.

Contente com o resultado e a participação no concurso, a secretária de Educação lembrou que o concurso de soletração veio para ficar, pois: “tivemos uma ampla participação, tanto nas seletivas nas escolas, como na fase final. O sistema utilizado também será disponibilizado nas escolas a partir do ano que vem”.

--------------------------------------------------------------------------------

Clóvis Eduardo Cuco
Departamento de Comunicação – (47) 3531-1214
gab.imprensa01@riodosul.sc.gov.br
25-10-10

CONFIRA AS FOTOS









segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projeto

CEI Aquarela encerra Projeto com Viagem de Trem




 No último dia 10/10 as crianças do CEI Aquarela, juntamente com seus pais e professoras, encerraram o Projeto: Trânsito e Meios de Transportes com uma viagem de Trem na Trem Tur na localidade de Subida, município de Apiúna.


Foi uma viagem alegre, empolgante para todos que puderam desfrutar de momentos descontraídos, de uma natureza exuberante, e o principal conhecer a forma de locomoção de nossos antepassados.


Para tornar a viagem mais aconchegante todos foram de ônibus fretado, oportunizando os pais e professoras melhor conhecimento e integração. Segundo a avaliação dos Pais, deveriam ser feitas todos os anos uma viagem desta forma.

 


DIA DAS CRIANÇAS


E no dia seguinte, 11/10, celebrando o Dia das Crianças, os adolescentes do Interact Club (Rotary) promoveram uma tarde interativa com as crianças do Cei Aquarela.








Fizeram várias brincadeiras como: Passa Anel, Cabo de Guerra, Corrida do Saco, e outras além de brincadeiras no Parque.


Trouxeram ainda um lanche delicioso e o principal: cada criança foi para casa com um presente.


O Cei Aquarela agradece a essses jovens pela alegria trazida e os parabeniza pelo Trabalho Solidário desenvolvido


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia da Criança no Parque

Ser Criança


Gilberto dos Reis

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."





A Educação Infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo. É nos primeiros anos de vida que a criança se desenvolve físico, cognitivo, afetivo e socialmente. E a Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul se preocupa com os pequenos desde a alimentação, carinho, profissionais capacitados, estrutura pedagógica entre tantos outros instrumentos que servem de base para que a criança cresça e se desenvolva com saúde e muita aprendizagem.

Mesmo preocupado com o processo de desenvolvimento da aprendizagem não podemos esquecer de que são crianças, e como toda criança gosta, não pode-se esquecer do "Brincar", que é  indispensável à saúde física, emocional e intelectual dos pequenos.

Por isso, lembrando que no dia 12 de outubro o país inteiro comemora o Dia das Crianças,  a Secretaria Municipal de Educação proporcionou um momento especial a todos os alunos da Educação Infantil e também das Séries Iniciais (1º ao 5º ano).

Em três dias cerca de 4500 crianças passaram pelo Pavilhão de Eventos, onde puderam comer muita pipoca, algodão doce, pintar o rosto, e se divertir nos brinquedos infláveis, nas camas elástica e nos demais jogos.


Segundo a Chefe de Divisão da Educação Infantil, Deise Montibeler, é realizado um trabalho com o desenvolvimento contínuo da crianças e brincar faz parte desse desenvolvimento. Além disso, este dia tão especial foi uma forma de interagir com Unidades diferentes e fazer com que as crianças brinquem juntos.


"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?" (Ernest Hemingway)











  

Saúde Vocal

Oficina de Voz para os Professores



Neste mês de outubro, a fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul, Emanuelle Sorgatto, através da Biblioteca do Educador, está promovendo oficinas de Voz para os professores da Rede.

O objetivo deste projeto é conscientizar os docentes acerca dos aspectos vocais saudáveis para o exercício de suas atividades laborais, promovendo a saúde e a qualidade de vida dos educadores.



Para a realização da oficina, primeiramente a profissional fez uma avaliação básica de voz com cada professor com levantamento de dados como: nome, idade, tempo de docência, principais sintomas na voz, doenças, tipo e modo de respiração e tempo máximo de fonação.

O primeiro grupo com 10 educadoras foi atendido pela Fono na manhã desta quinta-feira onde fizeram exercícios de relaxamento, alongamento, massagem, respiração abdominal e nasal, exercícios de aquecimento e desaquecimento e exercícios de projeção vocal e dicção.


A Biblioteca do Educador fará mais seis encontros no mês de outubro com a fonoaudióloga e cada oficina tem a duração de uma hora. Os educadores podem aproveitar para fazer o cadastro na Biblioteca, realizar pesquisas na internet ou ler um bom livro.


Projeto Trânsito

Conscientização no Trânsito


 

Do dia 18 ao dia 25 de setembro é comemorado a Semana nacional do Trânsito e o Centro de Educação Infantil Aquarela trabalhou o Projeto Trânsito e os Meios de Transporte para que as crianças possam a cada dia perceber o quão importante é respeitar as leis de trânsito, evitando muitas vezes, tragédias sem volta.


Para dar um maior entendimento às crianças, a Guarda Municipal através da agente Grah, atendeu a solicitação do CEI e promoveu uma palestra muito interessante  e atrativa.


O tema usado na palestra foi o uso do Cinto de segurança e a Cadeirinha. Os alunos ficaram interessadisssímos, ouviram, deram depoimentos e participaram ativamente da conversa.


Foi  uma oportunidade para reflexões, incentivando discussões e criando espaços para atividades que explorem a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e da cadeirinha, que virou lei, pensando sempre na segurança das crianças.

Foi uma manhã muito proveitosa para os pequenos que se propuseram a ensinar tudo o que aprenderam aos pais.

Como encerramento do Projeto neste próximo dia 10/10 as crianças do M1, M2, J1 e J2 juntamente com seus pais e professoras farão uma viagem inesquecível de Maria Fumaça na Trem Tur no município de Apiúna.