quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bullying

PROJETO BULLYING: BRINCADEIRA
 SEM GRAÇA!



Após a capacitação dos professores as integrantes do NAM Gabriela, Mariane e Maycc deram início às palestras a todas as 27 turmas de 1º ao 9º ano da Escola Modelo Arvino Walter Gaertner e CEPLAS.

 Palestras aos alunos e capacitaçãos dos professores

Juntamente com as palestras, outras ações do Projeto já estão acontecendo com o objetivo de combater o Bullying na escola. Uma delas é a Caixa Amiga que está sendo bastante utilizada pelos alunos como instrumento de denúncia. Os alunos estão bastante motivados a exporem situações de ameaças, agressões e humilhações pelas quais estejam passando ou testemunhando algum colega sofrer.

A denúncia é feita através de bilhetes escritos pelos próprios alunos que são colocados na boca do sapo e, em seguida, os autores e alvos do Bullying são chamados para momentos com as psicólogas e pedagoga a fim de resolver a situação.

Alunos junto da caixa Amiga e a Caixa Amiga


A tabela também está sendo outro instrumento importante, pois ela irá registrar a cada mês o número de incidências de casos de Bullying por turma. Todas as séries estão bastante unidas e motivadas, pois sabem que ao final do ano a turma vencedora receberá uma significativa premiação.

Tabela Bullying e entrega da camiseta do projeto

Além disso, foram eleitos dois Protetores de cada turma que terão como objetivo principal observar a convivência de sua sala de aula a fim de detectar alunos que sofrem o Bullying na escola.

O Projeto Bullying: Brincadeira sem Graça! tem o apoio do Instituto Escola Brasil, H. Bremer, Metalúrgica Riosulense, Hergen Paper Machinery, Frigorífico Pamplona, Banco do Brasil e Banco Bradesco. A todos nosso agradecimento por apostarem neste projeto que é de muita importância não só no âmbito escolar como para toda sociedade.

Parceiros do Projeto e Kit entregue às empresas


NAM – Núcleo de Atendimento Multidisciplinar




Saúde Vocal

Saúde Vocal do Professor




O impacto do professor nas transformações sociais e na vida de cada aluno é incalculável. Porém, nem sempre reconhecido de forma justa. Sabemos que faltam informações básicas e, na maior parte das vezes, condições suficientes para contemplar as necessidades de assessoria e tratamento vocal. Por isso, a necessidade de informar o professor e ajudá-lo na prevenção de doenças relacionadas a sua voz, sendo esta a sua ferramenta de trabalho.

Com o propósito de identificar professores que apresentam algum tipo de alteração vocal e demonstrar aspectos essenciais que vão contribuir, direta ou indiretamente, para o bem-estar vocal do professor foi elaborado o Projeto Saúde Vocal do Professor.

Com este projeto a fonoaudióloga da Secretaria aplica um questionário simples em todas as unidades de ensino, para realizar um levantamento da realidade do município. A partir desta realidade traça um método de atuação para a prevenção das disfonias, agendando um horário com a direção da escola para fazer com os professores das unidades o trabalho de respiração efetiva, aquecimento e desaquecimento vocal.

Abaixo encontra-se um questionário para você responder e ver como anda a saúde de sua voz:



1)Você acha que sua voz é rouca? ( ) sim ( ) Não

2)Você fala por muito tempo ou fala muito rápido? ( ) sim ( ) Não

3)Você não apresenta uma boa postura corporal ao falar? ( ) sim ( ) Não

4)O seu local de trabalho é muito barulhento? ( ) sim ( ) Não

5)Você fala muito ao telefone? ( ) sim ( ) Não

6)fatores emocionais alteram sua voz? ( ) sim ( ) Não

7)Você sente que faz muito esforço ao falar? ( ) sim ( ) Não

8)Você sente que sua voz falha às vezes? ( ) sim ( ) Não

9)Você sente cansaço ao falar? ( ) sim ( ) Não

10) Você sente a sua gargante seca, áspera ou arranhada? ( ) sim ( ) Não

11)Você grita? ( ) sim ( ) Não

12)Fala muito baixo? ( ) sim ( ) Não

13)Você tem a voz grossa demais? ( ) sim ( ) Não

14)Você pigarreia ou tosse frequentemente? ( ) sim ( ) Não

15)Você fuma? ( ) sim ( ) Não

16)Você tem dificuldades digestivas, asias ou refluxo gastroesofágico? ( ) sim ( ) Não

17)Você consome bebidas alcoólicas de forma regular? ( ) sim ( ) Não


Se você respondeu sim a mais de quatro itens, fique atento e veja o que pode ser feito para modificar estes aspectos. Se você assinalou acima de seis itens, procure um especialista.






Contratação

Educação contrata professores


A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul abre vagas para contratação de professor em caráter temporário.

O preenchimento das vagas são para as funções de Professor, para atuar nas disciplinas que fazem parte da Matriz Curricular - Atividades Complementares dos Centros Educacionais em Tempo Integral e para as vagas de professor de Educação Infantil e Pedagogo. Haverá ainda o preenchimento de vagas para formação de quadro reserva, válido somente para o ano de 2010.

O contrato será em caráter temporário e contemplará o período de três meses, sendo a carga horária de trabalho de até 40 horas/semanais.

As inscrições devem ser feitas na Secretária Municipal de Educação das 8h às 11h e das 14h às 17 h e, terão prazo determinado até o dia 08 de setembro, pois trata-se de processo de contratação em caráter emergencial.

Os interessados devem estar munidos de cópias de documentos pessoais, diploma de graduação, certificados de cursos e atestado de tempo de serviço conforme especificado no Edital 006/2010 e 007/2010 que encontra-se no site da Prefeitura Municipal de Rio do Sul.

Para maiores informações entrar em contato na Secretaria Municipal de Educação, Rua Prefeito Wenceslau Borini, nº2950, Bairro Canta Galo ou pelo telefone: (47) 3531-1100.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Agricultura Familiar

Agricultura Familiar



O prefeito Milton Hobus assinou na tarde de segunda-feira (23), contrato que autoriza repasse de R$ 54 mil para aquisição de alimentos para a merenda escolar produzidos na cidade, como arroz, feijão, doce de frutas e sucos. O ato aconteceu no auditório da Secretaria de Educação no bairro Canta Galo.

Os recursos foram conquistados através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculados ao Ministério da Educação, beneficiando 21 famílias agricultoras da cidade.

Este programa do MEC foi criado recentemente para incentivar as secretarias municipais de educação a utilizar um determinado valor em recursos para aquisição de alimentos para uso na merenda escolar. Como em Rio do Sul este trabalho já é realizado através do Programa de Compra Direta da Merenda Escolar, o novo recurso será utilizado de forma complementar.


-------------------------------------------
Clóvis Cuco
Departamento de Imprensa
Rio do Sul - SC

Educação Física

Membros do Conselho Regional de Educação Física esclarece
dúvidas de professores



Esteve presente na Secretaria Municipal de Educação no dia 19 de agosto, Joaquim Felipe de Jesus, Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina e Juliano Prá, supervisor do CREF3/SC, em consulta a uma solicitação feita pela Secretária Municipal de Educação Janara Aparecida Mafra, em busca de orientação a respeito de dúvidas referentes a disciplina de Educação Física tanto na grade curricular comum quanto na Escola de Período Integral.

Sabe-se que esta disciplina abrange uma possibilidade grande de atividades, e que na Escola Modelo Arvino Walter Gaertner, no Bairro Barragem, os alunos frequentam as aulas de Educação Física nas várias modalidades: Futebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, atletismo,karatê, judô, capoeira e dança. Assim, o aluno pode fazer a atividade que gosta ou aprender uma que não conhece. No entanto para que estas aulas sejam possíveis, profissionais da área devem ser contratados. E para não haver dúvidas e fazer tudo com base legal de acordo com os regulamentos do CREF3/SC, a Secretaria Municipal de Educação solicitou esta conversa com o Conselho Regional de Educação física.

A busca de informações específicas referentes a área de Educação Física, é importante para o avanço de novas propostas que atendam a necessidade dos estudantes. O CREF3/SC informou através de seus representantes oficiais, que a Secretaria Municipal de Educação está no rumo certo valorizando cada vez mais o bom profissional de Educação Física.


"Através do diálogo aberto e franco com todos os professores, buscamos sempre a melhor proposta" diz Janara Mafra Secretária Municipal de Educação.

Na mesma tarde os conselheiros estiveram presentes na Reunião Pedagógica que aconteceu nas dependências da Escola Modelo Arvino Walter Gaertner, onde todos os profissionais de Educação Física puderam esclarecer suas dúvidas e melhorar ainda mais sua prática docente.

Feira Multidisciplinar


O Município de Rio do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, sente-se honrado em convidar autoridades, professores, alunos e a comunidade para prestigiarem a Feira Multidisciplinar, realizada pelos Centros Educacionais e Centros de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino.


OBJETIVOS

* Incentivar os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;
* Despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem pelas Ciências como um todo;
*Intercâmbio de experiências entre as Unidades Escolares;
* Buscar maior interação entre a escola, alunos, pais e comunidade, a fim de conhecer o processo de aprendizagem utilizado nas Unidades Educacionais;
*Divulgação e socialização de projetos multidisciplinares para a comunidade em geral.

A FEIRA MULTIDISCIPLINAR CONTRIBUI ESSENCIALMENTE PARA APROXIMAR A ESCOLA E COMUNIDADE.

INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Educação
Rua Prefeito Wenceslau Borini, nº 2950, Bairro Canta Galo
Fone: (47) 3531-1100

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Saúde & Educação

EDUCANDO COM A HORTA

Na manhã do dia 18 de agosto, a Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Neusa Girardi, recepcionaou os profissionais responsáveis pelo Projeto Educando com a Horta, no auditório da secretaria para a socialização e reflexão das atividades desenvolvidas.


O Projeto tem como finalidade intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares da faixa etária de 7 a 14 anos, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

Neusa abriu a capacitação  com um vídeo institucional, do qual apresenta diversas experiências em vários estados e municípios do país, mostrando a funcionamento da Horta escolar.

CE Ulrich Hübsch - Horta Escolar de vento em polpa.
Parabéns professora Edite...

Ainda foi trabalhado dois cadernos do projeto, enviados pelo MEC, com orientações correspondentes a cada faixa etária, que vai dos 7 aos 14 anos. Estas orientações vão servir de subsídios para os professores utilizarem nas aulas.


Todos com a mão na massa

Cada professor falou de suas experiências e sobre o andamento da horta em suas escolas.

Para que o projeto seja de excelência, Neusa trouxe diversos materiais para socialização. Entre eles receitas de pratos para os alunos das diversas faixa etárias: papinhas, sopas, suflês, canjicas, gelatinas, sucos. Todos estes alimentos preparados com produtos da horta escolar.

Por meio da horta escolar, o projeto também objetiva uma outra abordagem  do currículo e estimula práticas escolares mais dinâmicas, prazerosas e contextualizadas com a realidade social dos educandos. Por meio do projeto, pretende-se contribuir na melhoria dos indicadores de desempenho dos alunos brasileiros, que, conforme os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB/INEP/MEC 2003, demonstram a necessidade de políticas públicas que ressignifiquem o papel da escola, sobretudo na sua relação com a prática social dos indivíduos.


CEI Cantinho do Amor II
Trabalhar com o meio ambiente é uma diversão só!!!!


Para o próximo encontro ficou combinado de todos que participam do projeto, realizar uma saída de campo para uma aula prática na horta, na Epagri ou agrotécnica. A data do próximo encontro será dia 18 de outubro, nas dependências da SME às 8 horas.

As Escolas Ribeirão Cobras Norte e Hulrich Hübsch receberão visitas do SESI e Pamplona a fim de conhecer melhor as hortas destas Unidades.

Capacitação

Intercâmbio na Educação Infantil
Professores aprendem sobre a Arte de contar Histórias

Na entrada do parque - visita ao museu

A Secretaria Municipal de Educação tem consciência social do significado da infância e o direito à educação das crianças em seus primeiros anos de vida como indispensável a construção da cidadania.

Através de um ambiente de conforto, segurança, compreensão e amor, permitimos às crianças uma aprendizagem significativa, estimulando capacidades e habilidades, respeitando a diversidade cultural e social presentes nos Centros de Educação Infantil.

Pensando em uma Educação com maior qualidade, a Secretaria de Educação promoveu o V Intercâmbio em Jaraguá do Sul, com o intuito de qualificar a ação docente, garantindo subsídios, acompanhamentos e retornos nas atividades desenvolvidas na formação.

A capacitação foi ministrada por Caroline Carvalho com a temática Contação de História: Brincar de Ler, Brincar de Ouvir.

No primeiro momento os professores foram direcionados à teoria, onde aprenderam fundamentos e procedimentos para um bom contador de histórias. 


Livros & Histórias - principais instrumentos na contação de histórias

Após as vivências as professoras tiveram contato com o material, onde manusearam diversos livros que servem de subsídios  da contação, visando outros instrumentos como trabalhos direcionados à coletividade, entonação de voz, a absorção do texto e a interpretação.

Um dia de reflexão e de prática.

"A Educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado"
Carlos Drummond

"A Educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida"
Séneca

Além da capacitação, um momento de descontração!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Entrega

Preparativos para o desfile cívico


O projeto de Revitalização das Fanfarras da Rede Municipal de Ensino, iniciado do início deste ano com o objetivo de promover a pluralidade cultural consolidando valores cívicos está a todo vapor.
O período do processo licitatório de compra dos instrumentos para a composição das fanfarras se estendeu, e a demora na entrega está começando apenas agora prejudicou de início os ensaios. Por isso apenas cinco das sete escolas desfilarão este ano no Dia da Independência. Como falta pouco tempo para o Desfile, os ensaios estão sendo intensos e a garotada vai fazer bonito na Avenida.

Alunos no CE Roberto Machado com Diretora Deva


“Ano passado apenas duas escolas desfilaram com fanfarra, este ano serão cinco. Um ótimo começo. Nossos alunos terão animosidade para desfilar e representar sua Escola. Através das Fanfarras, as escolas poderão promover a integração com a comunidade e manter os alunos envolvidos em um projeto que além de proporcionar a descoberta de novos talentos, estimula a criatividade, desenvolve nos jovens o espírito de equipe e valores como disciplina” Salienta a Secretária de Educação, Janara Ap. Mafra.

A entrega dos instrumentos foi realizada na manhã desta terça-feira e as escolas receberam, bumbos, repiques, pares de pratos, surdos, caixas de guerra, talabartes, maçanetas de pelúcia e baquetas.

Além do desfile cívico, as Escolas têm objetivo de participar de concursos de fanfarras e bandas, atuando como atração cultural na Educação Pública e fortalecer a Cultura Musical, Artística e do Corpo Coreográfico.

A Escola Modelo Arvino Walter Gaertner recebeu ainda Violões elétricos, pequenos e médios, microfone e pedestais para aprimorar as aulas de música.
 
Aluno e professores de música recebem os violões com muita alegria

Concurso Soletrando

CE Daniel Maschio completa primeira etapa do
Concurso Soletrando

Dia 11 de Agosto, dia do Estudante, o C.E. Daniel Maschio realizou a primeira fase do projeto soletrando com enorme sucesso. Houve participação da maioria dos alunos e todos os professores acompanharam. Foia a maior diversão. Acompanhe os melhores momentos:

Muita atenção para soletrar as palavras!!!!

14h 45min - O apresentador, não tão famoso quanto o Luciano Hulk, mas de igual simpatia e profissionais, Luis "Hulk" iniciou o PANELÃO DO HULK chamando a Equipe de funcionários para comparecer junto a plateia.

14h 50min - Os jurados foram chamados na ordem: Professora Margarete Poffo Nau, que aproveitou para lançar seu livro – Matemática Nau é problema. 

Professora Lílian Rode Barbosa, capa da Edição de Agosto da Revista Professores da Educação Infantil com a matéria PROFESSORA SIM, TIA NÃO e a Professora de Educação Física, Neide Kaspari, que fez a divulgação de seu DVD: Meu Lindo Colchão Azul. Como vocês podem ver, somente jurados renomados...


15h - Cerca de 40 inscritos iniciaram o Soletrando, com muita diversão. A disputa foi acirrada até que finalmente conseguimos tirar do PANELÃO, os quatro REPRESENTANTES para disputarem a Fase Final da Secretaria Municipal de Educação.

As juradas fazendo suspense: a palavra está correta?????

Veja quem são os finalistas:

6º ano - THAÍS SBORZ
7º ano - PÂMELA CHECHET DA CUNHA
8º ano - IAGO WEBER PITZ
9º ano - CLAUDIA CRISTINA MESS

Parabéns a todos que participaram, prestigiaram e suportaram o frio de -1°grau.

As fotos não mentem: o C.E. Daniel Maschio é "Loucura, Loucura".
Traduzindo: S-U-C-E-S-S-O

Olimpíada de Língua Portuguesa

Prazo para o envio de textos à Olimpíada de Língua Portuguesa
foi prorrogada

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro prorrogou o prazo das inscrições até a próxima sexta-feira, dia 20. Participam do concurso alunos do 5º ano ao 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino.

O Concurso tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da língua escrita.

São 17 escolas de Rio do Sul participantes do concurso nas quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

A Coordenadora do Concurso em Rio do Sul, Josela Stoele, pede atenção aos professores da nova data de entrega dos textos na Secretaria Municipal de Educação, para que possam ser avaliados e encaminhados para a fase estadual, cujo resultado previsto para o final do mês de outubro.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festa com os Pais

PAIS SÃO HOMENAGEADOS!!!

“Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar.
Ser filho é: Agradecer todos os dias a
oportunidade de ter um Pai como você.”

 
Mês de agosto é o mês de comemoração do Dia dos Pais. Por este motivo nossas Unidades  resolveram fazer diferentes tipos de homenagens, promovendo a Interação entre Famíllia e Escola, de uma forma dinâmica e muito divertida.


O Centro Educacional Ribeirão Cobras Norte fez uma gincana com os pais. As mães e alunos também foram convidados, mas só para torcer. O professor de Educação Física organizou diversas atividades, e os pais aprovaram: Mata-mata e futebol com bola gigante foram as mais disputadas.

No final, todos saborearam um delicioso café. 

No Centro Educacional Ricardo Marchi, a direção e professores também organizaram um circuito de atividade chamado de Pai Nota 10. A disputa envolveu atividades como quebra-cabeça, tiro ao alvo, ping - pong, boliche e conhecimentos sobre futebol. Cerca de 70 pais participaram e aprovaram. As duas equipes vencedoras ganharam medalhas.
O CEI Egídio Dalmarco, Matheu Alves Conceição e Aníbal de Barba fizeram a Noite do Pastel, com participação grande da Comunidade Escolar. O CE Willy Scheumer envolveu os pais com um Bingo onde tiveram diversos brindes, serviu um gostoso café da tarde e emocionou os pais com uma homenagem.

 Pais no CE Aníbal de Barba - Teve Violão, Boi de Mamão, Cantos,
Hip Hop entre outras apresentações


Já o CEI Aquarela promoveu um delicioso Café da Manhã em homengem ao Dia dos Pais que ficaram muito satisfeitos e felizes pela unidade lhes proporcionar mais um momento agradável com seus filhos. Secretária Janara conferiu o Evento.

No dia 12/08/2010 às 19:00 horas, foi o Centro Educacional Roberto Machado a realizar a homenagem a todos os pais com um delicioso café e sorteio de diversos brindes. Nesta mesma ocasião foi realizada a eleição da nova diretoria da A.P.P. e entrega de boletins.




sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CODIM

CODIM DISCUTE EDUCAÇÃO



Na manhã desta sexta-feira (13), reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Conselho de Diretores - CODIM, equipe interna da SME e Secretária de Educação, Janara Mafra, para discussão de ações e projetos educacionais.

Entre os assuntos em pauta, foi dado destaque para algumas orientações:

Desfile Cívico: Organização, distribuição de folders, Semana da Pátria. Este ano a Secretaria de Educação fará sua homenagem na própria secretaria. Os presidentes dos Grêmios participarão de um pelotão. A Educação Infantil também poderá participar. Este ano a Educação Municipal contará com quatro fanfarras.

Capacitação: O FNDE proporcionará aos Diretores uma formação gratuita (Formação pela Escola). O curso será on-line com duas aulas presenciais. Temas pertinentes ao cotidiano escolar serão trabalhados: PDDE, FUNDEB, PNAE, PTE, PLI e Prestação de Contas).

Alimentação: o setor de alimentação ressaltou os cuidados com a manipulação e higiene dos alimentos, como a utilização de toucas, aventais e luvas.

Transporte Escolar: foi solicitado agilidade no cadastro de alunos que utilizam transporte, visando a confecção da carteirinha doe estudante.

O Diretor Pedagógico Gilson, anunciou os vários eventos agendados:

18/08 - Capacitação Horta Escolar
18/08 - Medidas sócio educativas no IMA
26/08 - Capacitação Detran - Se essa Rua
27-08 - Feira Multidisciplinar
13/09 - Capacitação Educação Fiscal
21 e 22/10 - Soletrando



Josela lembrou da data limite de entrega dos textos das Olímpiadas de Língua Portuguesa, que deverá ser feita até segunda-feira (16/08).

A reunião foi produtiva e objetiva, levando sempre em conta o melhor para nossos alunos e qualidade da educação.

Janara agradeceu as presença e o empenho de todos para a reailização de nossos projetos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OBMEP


CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE  DA 6ª OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA


Quatro escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram alunos classificados para a 2ª fase da OBMEP.

Estes alunos mostraram competência e conhecimento ao resolver as questões.

A prova desta nova etapa acontecerá no dia 11/09/2010, às 14h30min na Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann, situada à Rua São João, nº115 - Centro, Rio do Sul.

Os classificados deverão estar no local com 30 minutos de antecedência e munidos de carteira de identidade.

Confira os classificados:

CE Pedro dos Santos
Nível I

Gabriela de Souza Lingner
Jeniffer Borba Rosa
Jéssica de Souza
Kauan Pierre Muller
Willian dos Santos

Nível II

Bianca Santana Hilleshein
Evandro Rafael Cláudio
Tainá Hillesheim

CE Roberto Machado
Nível I

Daniel R. Marconatto
Jackson Constantino
Luana Ap. de Oliveira
Lucas Andrei Moreira
Tatiane C.
Thaise Von Praske
Tiago Miranda Loch

Nível II

Bruno Dalmarco
Carolina de Medeiros
Cláudio A. da Cruz
Danúbia M. dos Santos
Ivanete Velozo
Larissa C. da Rosa
Lucas Bellini Federle

CE Daniel Maschio
Nível I

Carla L. Fronza
Marcelo Steinhauser
Pamela Cechet da Cunha

Nível II

Iago Weber Pitz
Vânia de Menezes

CE Ricardo Marchi
Nível I

Beatriz E. Miguel
Fabrício Giacomini
Taís Rosset
Tatiane Mazzini
Vinicius Kauê dos Santos

Nível II

Gabriel dos Santos
Gabriela Ap. Kröger
Jackson Boell



"O estudo é uma espécie de alimento natural da mente. "
(Robert Louis Stevenson)

 

Educação para o Trânsito

PROFESSORES SERÃO CAPACITADOS



No dia 26 de agosto, quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação haverá uma Capacitação com os profissionais da Educação.

O Tema da Capacitação é "Educação para o Trânsito", onde poderá participar um representante de cada Unidade que será multiplicador das ações a serem desenvolvidas.

Esta capacitação é realizada em parceria com o Detran-SC, Secretaria de Segurança Pública e Governo do Estado de Santa Catarina.

Os professores levarão para a Unidade, além do conhecimento um kit de material de apoio pedagógico para ser trabalhado junto aos projetos que fazem com os alunos. Este kit contém DVD com diversos vídeos, jogo da memória, revista com atividades e um livreto do professor.

Este material é um convite para um trabalho dinâmico sobre um tema importante no currículo escolar, tendo a oportunidade de construir, juntamente com os alunos, conceitos práticos para a compreensão das informações adquiridas.


Para maiores informações acesse o site:
www.seessarua.com.br

Lá você encontrá textos, atividades, desenhos, tiras e diversos materiais que lhes servirão de suporte.
Como estes abaixo:




Posse dos Grêmios Estudantis

GRÊMIO ESTUDANTIL 
 UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA



No dia 11 de agosto, Dia do Estudante, um grandioso projeto da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul torna-se realidade, saindo do papel e entrando nas escolas, na realização conjunta com alunos, que defenderão seus direitos e interesses, cooperando para melhorar a escola e a qualidade do ensino, incentivando e colaborando com atividades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais: OS GRÊMIOS ESTUDANTIS.

São sete grêmios que foram constituídos com base na legislação federal e que agora é amparada pela Lei Municipal de nº 4.974 de 16 de março de 2010.

Para a Secretária de Educação, Janara Ap. Mafra, este projeto vem ao encontro da prática democrática de gestão realizada na Rede. O Grêmio Estudantil é a concretização do real sentido de educação: formação de cidadãos, colaborando para uma educação proativa e feliz.

Durante a cerimônia de posse, a aluna Jéssica Carolina Sens, falou do Projeto do Grêmio, seus objetivos e atividades a serem desenvolvidas. "fazer parte de um grêmio é, em primeiro lugar, desenvolver um trabalho em equipe" destacou Jéssica.

Ainda, o palestrante da LK Treinamento e presidente da JCI Brasil 2011, Jean Liz, deixou algumas palavras de incentivo aos estudantes.

Ao final todos os membros dos Grêmios assinaram a Ata de posse. Conheça os integrantes e seus respectivos Grêmios:


Centro Educacional Guilherme Butzke
Atitude.com
 

1)Presidente: Ericles de Ferreira de Andrade
2)Vice-Presidente: Luiz Augusto Constantino Iomes
3)Secretário Geral: Jéssica Carolina Sens
4)1º Secretário: Renan César Correia
5)Tesoureiro Geral: Natasha Schneider
6)1º Tesoureiro: Jaqueline da Cruz
7)Diretor Social: Felipi de Souza
8)Diretor de Imprensa: Kaique Herbst
9)Diretor Cultural: Mônica Forster
10)Diretor de Esportes: Willian Morastoni
11)Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Sibele Mariane Vicentin
 
Centro Educacional Daniel Maschio
Nome do Grêmio: Força e Ação


1)Presidente: Jéssica Carolina Ceola
2)Vice-Presidente: Iago Weber Pitz
3)Secretário Geral: Bruno Rodrigues
4)Tesoureiro Geral: Carla Fronza
5)Diretor Social: Jean Carlos Ossemer
6)Diretor de Imprensa: Kaian Suchara
7)Diretor Cultural: Gabriela de S. Elias
8)Diretor de Esportes: Luciano Gardelin
9)Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Jéssica Carolina Rossi

 
Centro Educacional Pedro dos Santos
Nome do Grêmio: Castro Alves


1)Presidente: Thaine de Souza
2)Vice-Presidente: Nathalia Klug Furtado
3)Secretário Geral: Geonardo da Silva Salvador
4)1º Secretário: Evandro Rafael Claudio
5)Tesoureiro Geral: Lucas S. de Oliveira
6)1º Tesoureiro: Leonardo Stedile
7)Diretor Social: Igor Pablo Muller
8)Diretor de Imprensa: Emanuela Yasmin Mazzi
9)Diretor Cultural: Amanda Bauer Hendges
10)Diretor de Esportes: Rafael André da Silva
11)Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Luana Costa dos Santos
 
 
Centro Educacional Ricardo Marchi
Nome do Grêmio: Juventude Unida

1)Presidente: Pâmela Maiara Esser
2)Vice-Presidente: Maiara Jaqueline de Souza
3)Secretário Geral: Caroline Cardosos Melo
4)1º Secretário: Jonathan Alencar do Rosário
5)Tesoureiro Geral: Michele Gabriela da Silva
6)1º Tesoureiro: Sabrina Gabrilele Moreira
7)Diretor Social: Ruan Carlos Scheaser
8)Diretor de Imprensa: Charles Douglas Fagundas
9)Diretor Cultural: Samanta Amorim de Oliveira
10)Diretor de Esportes: João Felipe do Prado Gonçalves
11)Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Tainara Cristina da Silva
 
 
Centro Educacional Roberto Machado
Nome do Grêmio: Roberto Nasato Kaestner
"Um Grêmio com alunos de atitudes"

1)Presidente: David Borges de Souza
2)Vice-Presidente: Jacir  dos Santos Ferreira
3)Secretário Geral: Naiara Cristina Reitz
4)1º Secretário: Bianca  Caroline da Silva
5)Tesoureiro Geral: Gabriela Mariano de Oliveira
6)1º Tesoureiro: Raquel Röhers
7)Diretor Social: Aline da Cruz da Silva
8)Diretor de Imprensa: Giulia Cristina de Sousa
9)Diretor Cultural: Rafaela Pereira Melo
10)Diretor de Esportes: Paulo Ricardo de Souza
11)Diretor de Esportes: Adenilson Correia
12)2º Diretor de Esportes: Adenilson Correia
13)Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Jandira Andreia Franco



Centro Educacional Willy Schleumer
Nome do Grêmio: Força Jovem


1)Presidente: Tainara Jacinto
2)Vice-Presidente: Caroline Pedroso
3)Secretário Geral: Bill Jones Tomáz
4)1º Secretário: Josiane Alma Vieira
5)Tesoureiro Geral: Ana Paula dos Santos Camargo
6)1º Tesoureiro: Rafaela Monique Abreu
7)Diretor Social: Iasmin V. P. de Moraes
8)Diretor de Imprensa: Lidiane Müler Basilio
9)Diretor Cultural: Thainé Becker
10)Diretor de Esportes: Josian S. C. Vieira
11)Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Leandro de Campos Florencio
 
 
 
Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli
Nome do Grêmio: Diogo Rodrigo Vieira Sebold


1)Presidente: Ramon Passig
2)Vice-Presidente: Naiara Vicenti
3)Secretário Geral: Vinicius da Silva
4)1º Secretário: Wesley Rodrigo
5)Tesoureiro Geral: Kassiani Ester Grando
6)1º Tesoureiro: Tainara Rode
7)Diretor Social: Alan Capistrano
8)Diretor de Imprensa: Fernando Sens
9)Diretor Cultural: Claudinei Zarling
10)Diretor de Esportes: Leonardo Claudino
11)Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Cleiton Ribeiro