quinta-feira, 30 de abril de 2009

Programa Clube da Árvore promete mudar o cenário das escolas municipais

Quem chega hoje no Centro Educacional Prefeito Adelar Soldatelli, no bairro Barragem, irá se deparar com um novo ambiente.

O programa firmado entre o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi e a Secretaria Municipal de Educação proporcionou o plantio de duzentas mudas de árvores nas dependências da escola.

A Secretária-Adjunta de Educação, Adriana Maisa,
colabora no plantio das mudas no Ceplas

A Unidavi, representada pelo Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Ilson Paulo Ramos Blogoslawski e a responsável pelos projetos de Meio Ambiente da SME, Neusa Girardi, efetuaram, juntamente com os alunos, o plantio das primeiras mudas em torno da unidade.

O Pró-reitor, Ilson Blogoslawski e a Coordenadora do Projeto,
Neusa Girardi, efetuam o plantio das primeiras mudas

“Este processo de conscientização ambiental é muito importante quando realizado dentro do contexto escolar. Projetos como este visam além de alertá-los quanto a importância do cuidado com o meio ambiente, propiciam também uma maneira de torná-los parte do processo, o que certamente lhes atribui uma parcela de responsabilidade sobre os cuidados para com o nosso planeta” salienta Neusa.

As plantas são oriundas do Horto Florestal Universitário e devem contemplar 17 unidades educacionais do município, totalizando cerca de mil novas árvores plantadas.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Café com Amigos celebra os aniversariantes de Março e Abril

Com o intuito de comemorar os aniversários dos servidores da educação municipal, a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul realiza bimestralmente o “Café com Amigos”.

Este encontro, que acontece na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, tem o intuito de reunir todos os aniversariantes para que possam tomar um café da manhã, oferecido pela SME.

Os aniversariantes dos meses de março e abril foram os homenageados, sendo que cada servidor da educação recebeu das mãos do prefeito uma rosa vermelha.

Educadores foram recebidos pelo prefeito Milton Hobus

O prefeito falou da importância de ações como esta, que apesar de parecerem pequenas, representam muito para quem é homenageado.

“Sabemos a importância que cada profissional tem para a formação da educação em nossa cidade. Este encontro traz um pouco de alegria e representa o nosso agradecimento a cada funcionário” frisou Hobus.

A Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra, comentou sobre a importância deste encontro, que além de proporcionar um momento de descontração, também simboliza a consideração da Secretaria com cada servidor.

"Procuramos através destes encontros saudar e agradecer pessoalmente a cada servidor. A iniciativa de brindá-los com um café da manhã é a forma de agradecer todos os serviços prestados" salienta Janara.

Durante o encontro os aniversariantes participaram de sorteio de brindes como livros e edredons.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

terça-feira, 28 de abril de 2009

Educação Infantil participa de intercâmbio em Pomerode/SC

Conhecer outras realidades, praticar a integração entre educadores e discutir novas propostas para a educação riossulense são assuntos preponderantes na pauta da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa de conhecer a prática adotada em outras cidades já faz parte do cronograma pedagógico em Rio do Sul. A responsável pelo setor de Educação Infantil, Deise Montibeller, acredita que esta interação é de suma importância para que possamos criar um extenso leque de sugestões aos nossos profissionais

Educadoras riossulenses conhecem as práticas pedagógicas utilizadas em Pomerode/SC

“A Secretaria sempre primou pela qualidade de ensino partindo desde os primeiros meses de vida de nossas crianças. É por isso que buscamos conhecer diversas realidades, diversas culturas e principalmente novas práticas pedagógicas para integrá-las ao nosso cotidiano escolar” comenta Deise.

A cidade de Pomerode/SC foi escolhida principalmente por ser berço de grande cultura alemã. Isto traz ao nosso dia a dia, um novo olhar em relação as práticas utilizadas em outras cidades. A Secretária de Educação de Pomerode, Neuzi Schotten, recepcionou a comitiva riossulense juntamente com as profissionais de educação da cidade. Após, as educadoras visitaram todas as unidades de Educação Infantil, com intuito de demonstrar o contexto educacional da cidade mais alemã do Brasil.

Comitiva de Rio do Sul visitou cinco unidades com o propósito
de conhecer a infraestrutura educacional da cidade

“A culinária, as diferentes brincadeiras, os métodos de ensino, todos eles sofrem transformações entre uma região e outra. Devemos nos ater a estas situações principalmente por Rio do Sul estar localizada em uma região pólo de diversas culturas e etnias. Esta atitude nos coloca a frente das demais cidades em relação a preparação de um ambiente mais acolhedor para a educação de nossas crianças” encerra Deise.

Quarenta e dois profissionais, entre professoras, diretoras e chefes da Educação Infantil de Rio do Sul viajaram à Pomerode. No ano passado a SME participou, através de sua gestão de Educação Infantil, em intercâmbios nas cidades de Florianópolis e Itajaí. Em decorrência do êxito do projeto, a SME já prepara novos roteiros para intercâmbio no segundo semestre deste ano.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Alunos recebem palestra sobre o uso inteligente da água

Pensar na água como fonte de subsistência é assunto de sala de aula. No Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli ( CEPLAS ), o assunto virou tema de palestra ministrada pela diretora, Ereni Fátima Belino André.

Cerca de 70 alunos do ensino fundamental, aprenderam sobre a importância do uso da água em nosso habitat, quais as metas a serem traçadas por quem quer colaborar com a principal fonte de vida de nosso planeta, entre outros assuntos.

Os alunos conheceram alguns projetos e, principalmente, entenderam algumas formas de racionalizar o consumo da água no cotidiano. Métodos como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, ensaboar a louça e só depois abrir a torneira, reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, certificar-se que as torneiras estão totalmente fechadas, foram questões levantadas pela Diretora.

“Oportunizar aos alunos para que possam conhecer os fatores do desperdício de água em todo o mundo, faz com que a conscientização ultrapasse as barreiras das escolas e chegue até os lares. Muitos diagnosticaram os problemas dentro de suas próprias casas” comentou Ereni Fátima.

Outras palestras de cunho ambiental serão ministradas durante o ano e tem como grande apelo orientar e criar discussões durante as aulas.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Comitiva de Otacílio Costa/SC conhece a Escola Modelo

Liderada pela Secretária de Educação, Eliany Koehler de Ávila, diversos educadores estiveram em Rio do Sul para conhecerem as instalações e o projeto pedagógico e administrativo da Escola Modelo em Período Integral.

A secretária pôde fazer alguns questionamentos em relação a forma que as disciplinas são administradas, como são feitas as escolhas de profissionais, dentre outras atividades desenvolvidas.

Educadores de Otacílio Costa/SC conhecem a Escola Modelo do Bairro Barragem

Os dezessete integrantes conheceram a proposta da educação em período integral através de um vídeo institucional, sendo que posteriormente conheceram as instalações das duas escolas: Ceplas no bairro Barragem e a Escola Modelo do bairro Rainha. A segunda em fase final de construção.

A Secretária de Educação de Otacílio Costa elogiou a iniciativa do governo municipal em dar suporte aos projetos de empreendedorismo, esporte e meio ambiente. Ela citou que em sua cidade, muitas destas idéias serão úteis para integrar a grande população rural de Otacílio Costa.

Após. os educadores acompanham as obras da Escola Modelo do Bairro Rainha

“É uma obra grandiosa, com certeza do tamanho deste grande projeto educacional. Acreditamos que parcerias nas questões educacionais devem ser feitas de todas as formas. É por isso que viemos conhecer os projetos em Rio do Sul e reforçamos o convite para conhecerem nossa gestão educacional” finaliza Eliany.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Viagem à capital do Brasil resulta em novos projetos para a educação de Rio do Sul

Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul estiveram em Brasília/DF para conhecer de perto o projeto “Educando com a Horta Escolar” que contempla o cultivo próprio e a produção de alimentos naturais como são os casos de vegetais, verduras e frutas.

O segundo encontro nacional do projeto teve como principal eixo a apresentação do projeto, palestras sobre socialização de experiências e a avaliação da execução do projeto na diversas áreas envolvidas: Educação, nutrição e ambiente.

A Secretária-Adjunta de Educação, Adriana Maísa Nikel Weztein, assinou o termo de compromisso que torna Rio do Sul parceira da ideia.

Secretaria Municipal de educação durante a assinatura do termo de compromisso

“Sabemos da importância de programas como este. Precisamos nos ater a qualquer projeto que visa levar às crianças novas atividades extra-curriculares e principalmente, ensinamentos quanto ao cuidado com a preservação do meio ambiente através de práticas naturais de cultivo de alimentos” comenta Adriana Maísa.

A equipe de Rio do Sul pôde debater com inúmeros representantes de outros estados diversos projetos de âmbito ambiental. Com a participação do grupo em Brasília/DF, o município se prepara para os encontros da região Sul, que acontecem nos próximos meses, em Florianópolis/SC.

Estes novos encontros visam preparar novos multiplicadores para o projeto, que irão levar à sala de aula todas formas de aproveitamento e execução do “Educando com a Horta Escolar”.

Os gastos com a viagem à Brasília/DF foram totalmente custeados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo que não houve qualquer oneração aos cofres públicos municipais.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Secretaria de Educação participa de Fórum de Educação Infantil

A Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) promove esta noite, o Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí, o FREIAVI. Este fórum tem o intuito de discutir as todas as demandas educacionais no que tange a educação infantil.

Em Rio do Sul, cerca de 3 mil crianças, de 0 a 5 anos, utilizam as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. Portanto essa participação é de suma importância, levando ao conhecimento de todos as práticas administrativas adotadas em Rio do Sul.

A Secretaria de Educação abordará dois assuntos durante o evento: A Valorização do Profissional da Educação Infantil e o Fala Comunidade Educadora.

Os temas visam levar ao conhecimento dos participantes os diversos vetores que conduzem a educação em Rio do Sul.

“A valorização através de capacitações, seminários e gratificações são pontos determinantes para mantermos um bom relacionamento e, consequentemente, um ótimo ambiente de trabalho” frisa a Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra.

O Fala Comunidade Educadora será outro tema abordado durante o fórum. O programa que é desenvolvido pela Secretaria de Educação visa efetuar um elo de ligação entre as unidades e a comunidade escolar. Em reuniões, a secretaria busca conhecer os anseios de cada comunidade e levar ao conhecimento de todos as ações realizadas por ela no que diz respeito a Educação.

“Este é um programa muito importante para toda a equipe. Conhecer os problemas, gerar soluções e trabalhar em conjunto são diretrizes imprescindíveis para quem busca o sucesso em uma gestão pública” finaliza Janara.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dia do Desafio pretende mobilizar um grande número de pessoas em 2009

Rio do Sul mais uma vez se prepara para o Dia do Desafio. O evento que é realizado pelo SESC, tem como principal intuito alertar a todos sobre os benefícios das atividades físicas em nosso cotidiano.

Esta será a 11ª participação de Rio do Sul no Dia do Desafio. O evento visa colocar frente a frente duas cidades que possuem padrões econômicos, culturais e populacionais semelhantes, para que disputem quem conseguirá atrair o maior número de simpatizantes para práticas esportivas.

Os participantes deverão durante o dia 27 de maio, reservarem 20 minutos de seus afazeres, para participarem em conjunto de algumas atividades esportivas.

A cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, torna-se a grande vencedora.

No ano passado Rio do Sul disputou contra a cidade mexicana de Santa Cruz de Juventino Rosas, que conta com uma população aproximada de 70 mil habitantes. Rio do Sul saiu vencedora, conseguindo 45,61% de adeptos às atividades. A adversária conseguiu pouco mais de 31%.

Rio do Sul busca a vitória pelo quinto ano consecutivo.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Parcerias para a educação ambiental

“A escola deve ser um ambiente saudável e aconchegante.”
Esta frase com certeza já foi repetida por diversos gestores da educação. Em Rio do Sul ela saiu do papel e transformou-se em um programa chamado de “Clube da Árvore: Educação Ambiental no contexto da Escola”.

Em parceria com a Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), a Secretaria Municipal de Educação assinou um termo de cooperação e parceria para arborização e melhoria da das condições paisagísticas das unidades educacionais de Rio do Sul. O projeto visa envolver cerca de 350 alunos em 19 unidades escolares da Rede Pública Municipal.

Foto: Tiago Amado / Unidavi
Representantes da Secretaria Municipal de Educação
e da Unidavi durante a assinatura da parceria

O programa tem o intuito de, em um primeiro momento, efetuar o plantio de mil mudas de espécies nativas cultivadas no próprio Horto Florestal Universitário. A Unidavi dará o suporte quanto ao fornecimento das mudas e a Secretaria arcará com as condições necessárias para o plantio, cultivo e o acompanhamento geral do projeto.

A Secretaria pretende trazer os pais e toda a comunidade escolar para acompanharem e auxiliarem de perto no cultivo das plantas que estarão em torno das unidades.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Gincana Social valoriza o conhecimento dos alunos

A Secretaria de Educação promove grande gincana educacional em sua Rede Municipal de Ensino. Alunos competem em diversas provas que vão desde atividades físicas, até interpretação de músicas em diversos idiomas e jogos de perguntas e respostas.

A gincana ocorre apenas nas escolas que possuem o Ensino Fundamental. As equipes em um primeiro momento disputam internamente, em cada escola, sendo que posteriormente a equipe vencedora irá representar a escola no Decátono Acadêmico, que será disputado no Serviço Social do Comércio (SESC).

A composição e a interpretação de um poema à
Rio do Sul foi uma das provas da gincana

O trabalho em equipe e o Programa Revela Talentos são os pontos principais levantados pela Secretaria de Educação. “Apesar de tratar-se de uma disputa, os alunos aprendem que o trabalho em grupo é o principal responsável por bons resultados.” enfatiza Janara.

O Centro Educacional Pedro dos Santos e o Centro Educacional Daniel Maschio deram início ao evento, na semana passada.

O C.E Prefeito Luiz Adelar Soldatelli, o C.E Ricardo Marchi, o C.E Roberto Machado e o C.E Willy Schleumer são as demais unidades educacionais que participam da Gincana Social promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o SESC e o Comitê do Empreendedorismo de Rio do Sul.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

terça-feira, 14 de abril de 2009

Em Rio do Sul/SC o assunto Saúde Vocal é tratado com muita responsabilidade

A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul, através de sua fonoaudióloga Emanoelle Sorgatto, promove a primeira Semana da Voz, que vem ao encontro das comemorações dos 78 anos da cidade.


Através de uma campanha educativa, a Secretaria de Educação pretende dar ênfase ao cuidado que as pessoas devem ter com sua voz. Quem comparecer no evento participará de palestras, distribuição de folders e utilização de um decibelímetro (aparelho utilizado para medição dos decibéis emitidos durante a fala) para demonstrar a importância da voz enquanto instrumento de trabalho e, principalmente enquanto meio de comunicação.

O evento acontece na próxima terça-feira (14), das 8h às 17h, na Praça Ermembergo Pelizzetti, no centro da cidade. Durante os próximos dias, a fonoaudióloga irá percorrer as escolas municipais para alertar os professores sobre os cuidados necessários com a voz.

A Semana da Voz em Rio do Sul conta com o apoio das seguintes empresas e entidades:

  • Frutas e Verduras Riosul
  • Unimed
  • SESC
  • Casan
  • Metalúrgica Riossulense S/A
  • Comitê Brasileiro de Laringologia e Voz

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Comitê Empreendedor renova trabalho nas Escolas

Representantes do Comitê Empreendedor, formado por membros de nove entidades e da Secretaria de Educação de Rio do Sul, assinaram na manhã desta terça-feira (14), a renovação do termo de compromisso para desempenhar diversas atividades nas escolas Modelo em tempo integral da cidade. A assinatura ocorreu na Praça Ermembergo Pellizzetti, onde foi realizado o “Prefeitura vai à Praça”, com demonstração de atividades de todas as secretarias e fundações.

O Prefeito Municipal Milton Hobus fala sobre os benefícios desta parceria

Durante a assinatura do contrato, o prefeito Milton Hobus declarou que esta parceria fortalece ainda mais o ensino municipal, e que está em estudo a formulação do Projeto de Lei que determina que todos os centros educacionais de Rio do Sul tenham aula de Empreendedorismo, abrangendo mais de 2,3 mil estudantes.

“Todas as entidades parceiras mostram o envolvimento da sociedade nas questões pertinentes à educação. Com isso podemos ampliar serviços e propor um modelo de educação mais focado no desenvolvimento do cidadão”. frisou

O Comitê Empreendedor tem a finalidade de auxiliar o poder público na formulação e decisões sobre alguns aspectos da Escola Modelo, principalmente nas ações das aulas de Empreendedorismo, oferecido para crianças entre a 5ª e 8ª séries assim como as aulas de Primeiro Emprego, para os alunos das 8ª séries.

Desde 2005 quando formado o Comitê e implantada a Escola Modelo no bairro Barragem, mais de mil estudantes já tiveram a experiência de participar das aulas de empreendedorismo.

Fazem parte do Comitê Empreendedor, a Secretaria de Educação, Câmara Júnior, Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul (Acirs), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Fasisc), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (Simmmers), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Serviço Social do Comércio (SESC) e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Secretaria de Educação expõe projetos e ações

Em meio às comemorações ao Dia do Município, a Secretaria de Educação levou à Praça Ermembergo Pellizzetti suas propostas para os próximos anos no que tange o contexto educacional de Rio do Sul.

Equipe da Secretaria de Educação durante o "Prefeitura vai à Praça"

Brincadeiras desenvolvidas pelos alunos da Escola Modelo, cuidados com a saúde vocal e apresentação das ações e dos programas foram algumas das atividades oferecidas àqueles que participaram do “Prefeitura vai à Praça”, desenvolvido pela administração municipal.

Outra atração muito buscada pelas crianças era a “Contação de Histórias Itinerante”, que consistia em um ônibus decorado que percorria um trajeto dentro da cidade. Durante o percurso as crianças ouviam diversas histórias e interagiam com muitas brincadeiras.

Para a Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra, esta proposta idealizada pelo prefeito é extremamente válida. Pois há uma grande possibilidade de levar ao conhecimento dos cidadãos todas as atividades exercidas palas secretarias.

“Temos a chance de demonstrar que somos uma secretaria atuante, que trabalha com esmero em suas ações. Nessas oportunidades o cidadão vê que nossa maior preocupação é oferecer uma educação de qualidade, com projetos sérios e que traduzam benefícios à cidade.” salienta Janara.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Secretaria de Educação promove Páscoa Solidária

Com o propósito de oferecer uma páscoa mais feliz às crianças do Lar da Menina, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na última quinta-feira (09), a primeira Páscoa Solidária.


O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com educadores e servidores da Rede Municipal de Ensino. Eles reuniram-se em prol da entidade que ampara dezenas de crianças e adolescentes carentes, muitos deles sem a presença real da família.

A promoção teve como propósito angariar ovos de páscoa e caixas de chocolates para distribuir entre estas crianças do Lar da Menina, pois como trata-se de um entidade sem finalidade lucrativa, a arrecadação advinda de ações públicas, muitas vezes não são suficientes para suprir todas as necessidades de infraestrutura.

Com esta ação a Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra pretendeu além de conscientizar os participantes, elaborar uma política de participação às demandas.
“Um ato como este não deve ter apenas o intuito de elaborar um evento festivo. Isto deve servir também como um apelo para que toda a comunidade passe a ter um olhar mais solidário com as diversas mazelas existentes em nossa sociedade” enfatiza Janara.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Milton Hobus e do Vice-Prefeito, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba. Ao manifestarem-se, os dois frisaram sobre a união emanada pela equipe, que de forma muito alegre e coesa, conduz os rumos da educação em Rio do Sul.

“A nossa preocupação maior sempre foi construir uma cidade modelo, que servisse de referência e isso só está sendo possível porque contamos com o apoio de nossa rede de servidores. Os educadores são a resposta disso, que mesmo tendo suas dificuldades no seu cotidiano, trabalham com afinco e orgulho no aprendizado de nossas crianças” comentou Milton Hobus.

Durante o evento as educadoras foram brindadas com uma atração musical, além de um momento de reflexão idealizado pela secretaria. Após, o prefeito fez a entrega dos kits que irão contribuir com a páscoa das crianças do Lar da Menina.

A secretária Janara finalizou agradecendo os profissionais da Rede Municipal de Ensino que sempre se mostraram prestativos e engajados quando procurados para participarem dos projetos sociais realizados pela Secretaria Municipal de Educação.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação prepara diversas atividades para comemorar o Dia do Município

Na próxima terça-feira (14) a administração pública prepara o evento “A Prefeitura vai à praça”, onde as diversas secretarias irão apresentar seus projetos à comunidade riossulense.

Com esse fito, a Secretaria de Educação propõe ao público presente diversas atividades como a contação de histórias itinerante, que caracteriza-se em uma história contada durante um trajeto dentro de um ônibus especialmente caracterizado. A apresentação dos projetos e uma campanha de Saúde Vocal também fazem parte das atividades elaboradas pela Secretaria de Educação.

Segundo a própria Secretária, Janara Aparecida Mafra, esta aproximação serve como garantia ao cidadão, que pode analisar e debater de perto sobre os projetos e as ações elaboradas por cada uma das secretarias.

“Rio do Sul está em festa comemorando os seus 78 anos de Emancipação Política. Um evento como este é um grande demonstrativo de como a cidade cresceu ao longo dos anos, seja em termos de organização, como no quesito administração” enfatiza Janara.

As atividades acontecem durante toda a terça-feira, das 9h às 17h. Os horários da "Contação de Histórias Itinerante" são os seguintes: 10h, 11h, 14h e 16h.

* A saída acontece defronte a Praça Ermembergo Pelizzetti.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação